Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A Netshoes, maior e-commerce de artigos esportivos e lifestyle do país, e o Ticket Sports, maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina, acabam de divulgar o estudo “Esporte e Felicidade”. O objetivo do material é compreender – de forma mais profunda – a relação entre os dois temas e verificar o papel dos exercícios físicos para além de promoção de saúde física e mental e melhora da autoestima das pessoas.
Corridas curtas, corridas médias, meia maratona, maratona, caminhada, ciclismo, mountain bike, corrida em trilhas, triathlon, ultramaratona e travessia foram as modalidades analisadas. Mais de 9 mil atletas responderam à pesquisa e os ultramaratonistas se declararam os mais felizes. Cerca de 81,5% deles se consideram “muito felizes” em relação à saúde conquistada com a prática do esporte. Na outra ponta, apenas 25,6% dos adeptos das caminhadas deram o mesmo retorno.
“Uma das grandes descobertas da pesquisa é sobre como os eventos esportivos são momentos memoráreis, inesquecíveis. Se emocionar é o gatilho, até ficar tenso faz parte disso. É quase uma experiência espiritual, que renova fé em si mesmo”, afirma Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports.
Para o diretor de marketing da Netshoes, Rafael Montalvão, os resultados mostram que há mais consciência sobre como a prática de exercícios físicos é fundamental para a saúde – tanto física quanto mental. “Fico bastante feliz, pois na Netshoes trabalhamos com o objetivo de fazer as pessoas se identificarem com alguma atividade física e perceber o quanto ela pode ser prazerosa e benéfica. Não é apenas sobre ter um corpo saudável, é também sobre elevar a qualidade de vida, incluindo a felicidade”.
Entre os entrevistados, 97,2% acreditam que o esporte tem um papel importante para a felicidade, além de promover saúde física e mental, e melhorar a autoestima das pessoas. Além desse dado, a pesquisa mostra que, na visão dos participantes, corpo e mente caminham lado a lado.
Felicidade: quando foram questionados sobre “o momento em que são felizes”, 60,8% responderam que na maior parte do tempo, enquanto 16,9% acreditam que sempre estão felizes.
Locais da felicidade: entre os locais que os entrevistados se consideram felizes, 38,5% destacaram o trabalho, 47,6% as relações interpessoais e 46,2% a saúde.
Modalidade: segundo os dados, a modalidade que mais proporciona felicidade para os atletas é a corrida, e 81,5% consideram a ultramaratona como a mais prazerosa.
Papel do Esporte: sobre o papel do esporte para a felicidade, 97,2% concluíram que ele tem uma enorme importância na propagação desse sentimento em nossas vidas.
Benefícios: 68,8% acreditam que o esporte promove bem-estar e benefícios para saúde física, enquanto 64% destacaram os pontos positivos para saúde mental e autoestima.
Saúde mental: 98,5% consideram que o esporte tem um papel fundamental na nossa saúde mental.
Eventos esportivos: na visão dos participantes, os eventos esportivos deixam as pessoas mais felizes. 51,2% ficam felizes antes das provas, enquanto a superação pessoal é o principal motivo pela felicidade dos atletas.
Marcas no evento: para 57% dos entrevistados, a presença de grandes marcas envolvidas em eventos esportivos é sim um fator de felicidade. De acordo com a pesquisa, elas proporcionam momentos únicos e de emoção.
Compartilhar link