Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A mistura de café com óleo de coco e manteiga ghee começou como uma moda fitness, por seus ditos benefícios para quem quer acelerar a queima de gordura, e leva o nome de bulletproof coffee. Segundo seu “criador”, Dave Asprey, a bebida também ajuda a ficar mais ativo mentalmente. Apesar da falta de consenso da comunidade médica sobre sua eficácia, a receita faz parte do pré-treino de muita gente.
A proposta desse “café à prova de balas” é aproveitar o efeito estimulante do café por um período prolongado, em vez de gerar picos e quedas súbitas de energia que geralmente ocorrem ao ingerir cafeína em cápsula, por exemplo. Dave testou vários jeitos de fazer o bulletproof coffee depois de experimentar uma versão proveniente da Ayurveda (medicina indiana), com café e manteiga ghee. Na Índia, a bebida serve para tratar dores de garganta e outros tipos de inflamação.
Mas e o óleo de coco? Para o criador do bulletproof coffee, o consumo regular da mistura estimularia o organismo a usar o óleo e a proteína do coco para saciar a fome, além de ajudar a melhorar os níveis de atenção e energia. Porém, faltam estudos para tal comprovação e alguns especialistas apontam que o consumo do óleo de coco pode fazer alguns grupos de pessoas engordarem.
Mesmo assim, para a Ayurveda, a melhor alternativa para o bulletproof coffee é uma xícara de café com uma colher de chá de ghee (manteiga clarificada). De acordo com a medicina tradicional indiana, o ghee contribui para a boa digestão, melhora as funções cerebrais, a memória, a concentração e a energia. Por isso, ghee e café seriam uma boa dupla.
Novos jeitos de fazer o bulletproof coffee
Alguns dos adeptos do bulletproof coffee começaram a criar receitas diferentes com o mesmo objetivo da original. São adaptações da versão propagada pelo investidor do Vale do Sicílio, seja para aumentar a funcionalidade, mudar o sabor, ou deixá-la mais natural, incluindo ingredientes utilizados pela Ayurveda.
Uns adicionam gordura ao café como uma forma de prolongar o jejum diário até o meio da manhã. Outros, para equilibrar e aumentar a produtividade. A seguir, duas receitas — uma meio capuccino e outra sem óleo de coco, mas com especiarias muito utilizadas na culinária indiana, uma versão mais “light” do tal bulletproof coffee.
Ingredientes
1 xícara de café (o melhor café que você tiver, passado no filtro ou shot de espresso)
1 colher de sopa de óleo de coco
Canela a gosto
Um toque de pimenta-de-caiena
Cacau a gosto
Leite de coco/amêndoas/ou outro de origem vegetal
Modo de fazer: Bata tudo e sirva.
Ingredientes
1 xícara de café forte e de boa qualidade
1 colher de chá de manteiga ghee
Faça uma mistura de: 2 colheres de sopa de gengibre, 1 colher de sopa de canela em pó, 1 colher de sopa de cúrcuma em pó e 1 colher de sobremesa de cravo em pó. Essa mistura se chama Masala – e você pode guardar para usar sempre que quiser.
Modo de fazer: 1 colher de café da mistura dessas especiarias misturadas ao café
“A cafeína aliada ao óleo de coco extravirgem, que possui triglicerídeos de cadeia média (TCM), estimularia atividades antioxidantes, anti-inflamatórias e melhoraria índices de colesterol, além de aumentar as enzimas de saciedade, inibindo a fome”, explica Alessandra Almeida, nutricionista funcional da Clínica Andrea Santa Rosa.
Como falamos, é um assunto polêmico, com muitas opiniões distintas. O problema, de acordo com o Healthy Home Economist, é que não consumir proteína de manhã suprime a produção de serotonina durante todo o dia. Essa descompensação de serotonina pode causar depressão, má função intestinal, baixa densidade óssea, habilidades de coagulação sanguínea mais lentas e baixa libido. Os níveis de melatonina também podem cair, alterando a qualidade do sono.
Por isso, antes de aderir ao bulletproof coffee, vale se consultar com um nutricionista especializado, para entender melhor como a bebida agiria no seu organismo.
Compartilhar link