Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A obesidade já é um problema mundial. Só no Brasil, mais da metade da população apresenta excesso de peso. Mas fazer dieta não é fácil, nem rápido. E para perder peso com saúde é preciso muito mais que cortar calorias, é necessário transformar os hábitos.
Sem informação e acompanhamento especializado muitos acabam desistindo no meio do caminho ou entrando na onda das dietas milagrosas, que cortam muitos nutrientes essenciais e podem deixar a pessoa doente. Na verdade, não tem um grande segredo. Alimentação e atividade física juntas podem, sim, fazer você perder peso com saúde. Para otimizar a perda de peso e motivar uma mudança de hábitos, siga estes quatro passos:
1. Quanto mais ativo o metabolismo, mais ele vai funcionar gastando gordura como fonte de energia. Então, além de se preocupar com a dieta no pré-treino e no pós-treino, a ideia é comer bem durante todo o dia para perder peso com saúde. Comer de três em três horas contribui para a manutenção do metabolismo, o controle saudável da glicemia, do apetite e a manutenção da massa muscular.
2. Para garantir energia para o nosso corpo, deve-se sempre consumir uma fonte de glicose, o carboidrato. Porém, todo carboidrato tem rápida digestão e, por isso, se consumido sozinho durante o dia, provoca picos de glicemia. E qual o problema disso? Quanto mais rápido sobe a glicemia, mais insulina secretamos e a insulina leva rapidamente glicose para as células do corpo causando o chamado “rebote”, uma queda brusca da glicemia (hipoglicemia). Em hipoglicemia, o mecanismo de defesa é acionado, travando o metabolismo e induzindo ao uso de proteína como fonte de energia. A solução deste problema é simples: consumir carboidratos sempre associados a alimentos proteicos ou ricos em gorduras saudáveis. Tanto as proteínas quanto as gorduras são digeridas lentamente e esse combo é excelente para perder peso com saúde. Ao retardar a absorção da glicose, se mantém a circulação gradativamente e o metabolismo ativo por mais tempo.
3. Lanchinhos regulares e equilibrados são os parceiros ideais de quem quer perder peso com saúde e garantir o aporte ideal de nutrientes e energia para as próximas horas. Para montar os lanches intermediários completos, práticos e saudáveis o correto é combinar carboidrato com proteína ou carboidrato com gorduras do bem, como as barrinhas nuts e as castanhas.
4. Ao invés de contar calorias, fuja das calorias vazias e escolha alimentos com maior densidade nutritiva, ou seja, o alimento pode até ser calórico, mas suas calorias fornecem mais nutrientes, vitaminas, minerais e fitonutrientes, fazendo com que nosso organismo tenha matéria-prima de maior qualidade para trabalhar. Quanto maior a concentração destes nutrientes em relação à quantidade de calorias, mais saudável este alimento será. Claro que o ideal para quem quer perder peso com saúde é escolher um alimento que tenha muitos nutrientes e poucas calorias, mas a dica principal é saber qual a quantidade e o tipo de calorias presente nos alimentos.
Então, na hora de ir às compras, você já sabe: para perder peso com saúde é necessário ter atenção aos rótulos. As embalagens listam os ingredientes contidos nos alimentos em ordem decrescente, ou seja, aqueles presentes em maior quantidade estão sempre entre os primeiros da lista. Quanto menos gordura saturada, mais saudável é o alimento. Evite produtos onde o açúcar, a farinha refinada, a gordura hidrogenada, os corantes e os conservantes estejam entre os primeiros. E, sempre que possível, prefira os alimentos orgânicos, que são livres de agrotóxicos e pesticidas, pois isso faz com que eles sejam ainda mais ricos em nutrientes, vitaminas e minerais, além de não representarem um risco para a saúde.
(Fonte: Dra. Alessandra Luglio, nutricionista esportiva da Nutrawell e da Clínica P4B e Dr. Marco Jafet, nutricionista esportivo)
Compartilhar link