Basta exagerar um pouco no consumo de alimentos que você não está habituado para o corpo reter mais líquido e o intestino não funcionar de forma regular. Se você andou passando da conta e comendo mais do que o habitual, seu organismo precisará de uma forcinha extra para desintoxicar.
Para isso, nada melhor do que fazer uma faxina no organismo com ajuda de alguns alimentos que, além de desintoxicar, irão combater o inchaço, dar uma força ao intestino e, claro, oferecer mais pique para enfrentar a rotina de exercícios.
Encontrada em lojas de produtos naturais, a farinha de banana verde favorece a flora intestinal. Isso tem a ver com o tipo de amido presente nela, que chega intacto ao intestino e produz substâncias que alimentam as bactérias benéficas e formam uma barreira contra as intrusas. Use a farinha de banana verde no lugar da tradicional, no preparo de pratos como bolo e torta.
A cenoura ajudar a prevenir a prisão de ventre e também é rica em betacaroteno, que neutraliza as toxinas. Além disso, cenouras frescas são as melhores para eliminar as toxinas, limpar o intestino e acarreta em uma maior sensação de saciedade. Você pode dilui-las e adicionar mel e suco de limão; é refrescante e bom para desintoxicar.
A aveia pode relaxar o organismo, estimulando seu funcionamento e desintoxicando o corpo. É bom cozinhar a aveia no vapor e depois bebê-la com água. Você também pode adicionar outros ingredientes à mistura, como uma maçã ou uvas passas, que também são nutritivas e ajudam a digestão.
Os aspargos contêm muitos nutrientes, incluindo potássio e aspargina, a qual age como diurético eliminando o excesso de água no corpo. As pontas dos espargos são ricas em vitamina A. É bom deixar as pontas na superfície da água ao cozinhar para preservar ao máximo os nutrientes. Você pode consumir de maneira refogada, como acompanhamento de alguma carne ou arroz integral.
O rabanete é um excelente alimento para desintoxicar, já que contém fibras que relaxam o intestino e ajudam a perder peso, principalmente quando servido cru ou em saladas.
Além dos alimentos citados, você pode apostar na receita abaixo para te ajudar a desintoxicar o corpo:
Numa tigela coloque 360 g de trigo em grãos (2 xícaras de chá), 215 g de ricota picadinha, 100 g de salame picadinho, 10 tomates cerejas cortados em 4 partes, ½ maço de rúcula picada grosseiramente, 1 sachê de caldo de legumes, 2 colheres (sopa) de azeite, raspas de 1 limão siciliano, salsa, orégano e sal a gosto, misture bem e sirva em seguida.
(Fonte: Cecília Pires Fontenele, nutricionista esportiva em São Paulo)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…