Com certeza, você já ouviu falar ou consome alguns superalimentos. Mas se esse nome não é tão familiar, saiba que eles são frutas, cereais, grãos, entre outros itens que fazem (ou deveriam fazer) parte da sua dieta, porque contém um número maior de micronutrientes por grama do que outros. Por isso, são assim chamados.
Esses alimentos ajudam a complementar o cardápio diário, sendo, uma boa opção, inclusive, para atletas e praticantes de atividades físicas. Com isso, eles também melhoram o funcionamento do organismo e contribuem para a prevenção de doenças. Sem falar que cada superalimento traz um benefício particular, o que o torna ainda mais nutritivo e completo.
O grão é fonte de proteínas de alto valor biológico, ricas em aminoácidos essenciais, que contribuem para o ganho e a recuperação muscular, o reparo de células e tecidos lesionados e aumento da produção de enzimas e hormônios. Além disso, é fonte de zinco, importante para o sistema imunológico, cálcio, fundamental para a saúde dos ossos e articulações, e ômega 3 e 6, que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares redução do mau colesterol. Como se não bastasse, esse superalimento ainda contém vitaminas B1 e B6, essenciais para manter o sistema nervoso equilibrado, e fibras, que ajudam a regular o intestino.
O cereal contém carboidratos de baixo índice glicêmico, que além de fornecerem energia, colaboram para o ganho eficiente de massa magra e consequente perda de gordura. A aveia também contém fibras, que aumentam a sensação de saciedade, facilitando o emagrecimento.
A oleaginosa é uma excelente fonte de selênio e também de substâncias antioxidantes, que atuam no combate aos radicais livres, gerados, inclusive, com a prática esportiva (o músculo é lesionado e sofre stress oxidativo, produzindo as células danosas). Além disso, a castanha é responsável pelo bom funcionamento da tireóide, o que favorece a regulação do metabolismo.
Fonte de carboidratos, essa fruta fornece energia e até reidrata o organismo, contribuindo para a eliminação de toxinas, uma vez que é 85% água.
A semente possui alto teor de proteínas e potássio, úteis, respectivamente, na recuperação muscular e na prevenção de câimbras.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…