Nutrição

5 melhores suplementos para corredores e quando usá-los

Uma alimentação saudável, com boas fontes de nutrientes e adequada em quantidade energética, é o primeiro passo para o bom rendimento no esporte. A suplementação vem, portanto, como um complemento para quem já tem o resto da dieta organizada.

A seguir, o nutricionista esportivo técnico da Integralmédica Humberto Nicastro e a nutricionista clínica Haline Dalsgaard explicam a funcionalidade de suplementos para corredores e dão dicas de quando usá-los.

5 melhores suplementos para corredores

1. Isotônicos

Parte importante da lista de suplementos para corredores, os isotônicos são repositores de minerais. Eles são importantes para repor a glicose, sódio, potássio e outros minerais que se perdem com o suor durante a atividade física, além de manterem a hidratação durante a corrida.

Quando usar?

Recomenda-se o uso em atividades mais longas, acima de 1 hora de duração, ou em treinos menores, mas em dias muito quentes, por conta da transpiração.

 

 

2. Whey Protein

A proteína é essencial para a reconstrução muscular e óssea. O whey protein, um suplemento à base de proteína do soro do leite, oferece alta quantidade do nutriente por porção, que é absorvido rapidamente pelo organismo.

Quando usar?

O melhor horário para consumir o whey protein é após o treino e no café da manhã, já que estes são os horários em que o corpo mais precisa de proteínas.

3. BCAA

BCAA é uma sigla em inglês para aminoácidos de cadeia ramificada (branch chain amino acids) que são: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina. Esses aminoácidos auxiliam na reconstrução muscular, favorecem o atraso da fadiga durante treinos e ainda previnem a perda de massa magra (músculos) depois de corridas intensas.

Quando usar?

A indicação diária varia entre 2 a 10 gramas em dose única ou distribuídos meia-hora antes e até meia-hora depois da atividade.

4. Maltodextrina e géis de carboidrato

São carboidratos de rápida absorção que fornecem energia rápida para o organismo e também auxiliam na síntese proteica (levar a proteína para os músculos).

Quando usar?

A recomendação de uso é de 30 gramas a cada hora de treino e de 10 a 20 gramas após a atividade. Esses suplementos podem ser encontrados em forma de gel ou em pó para misturar com água.

5. Glutamina

Assim como o BCAA, a glutamina é um aminoácido importante para o organismo. Ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, favorecendo o combate a doenças e infecções.

Quando usar?

A qualquer momento do dia seguindo a quantidade indicada pelo fabricante.

Taísa Luna

Share
Published by
Taísa Luna

Recent Posts

MOV: Evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

1 hora ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

1 hora ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago