A mais tropical das frutas é também uma das maiores aliadas dos corredores. Rica em carboidratos, a banana tem boa dose de potássio e vitamina B6 – sendo boa pedida para evitar as câimbras. Quando ingerida no pré-treino, ela ajuda no estoque de açúcar no sangue, e no pós auxilia na recuperação do potássio e açúcares perdidos durante o treino. Conheça essas e outras vantagens da banana e use-as a seu favor.
1. A banana é uma fonte de energia rápida, já que possui alto índice glicêmico – velocidade com que açúcar entra no sangue. Por isso, é ideal para o atleta recuperar suas reservas energéticas rapidamente depois do treino.
2. A fruta também é tida como boa opção para substituir o gel de carboidrato em treinos mais longos, que passam de 1 hora. Isso porque uma banana média corresponde à quantidade de carboidrato contida em um sachê de gel. Mas fique atento ao tipo de treino que você vai fazer para analisar se é mesmo necessária a ingestão da fruta.
3. Por possuir três tipos de açúcares naturais (frutose, sacarose e glicose), a banana tem ação direta nos estoques de energia de todo o corpo – e auxilia sua regularização. Dessa forma, o cansaço físico em períodos separados da atividade também é reduzido.
4. A banana também é ótima fonte de potássio, importante para o bom funcionamento dos músculos – e que é perdido com o suor. Este mineral é o responsável por auxiliar na contração muscular e sua falta é relacionada à ocorrência de câimbras. Mas fique atento: a ausência de potássio não é o único motivo deste distúrbio. O esgotamento muscular e a falta de sódio, também perdido por meio do suor, são causas comuns do problema. Por isso, além de comer banana, o corredor deve se hidratar bem e, se necessário (treinos mais longos), ingerir isotônicos.
5. A banana também favorece a recuperação muscular por conta da vitamina B6, que ajuda o organismo a quebrar o glicogênio em vez de usar as proteínas do músculo para ter energia. A fruta contém, ainda, magnésio, que também auxilia no transporte de energia para os músculos e na síntese proteica (absorção de proteínas pela musculatura).
6. Ela também é rica em fibras, que regulam o fluxo intestinal e ajudam no processo de emagrecimento. Por isso, aqueles que correm para perder alguns quilos podem usar a banana como aliada. Mais: a fruta proporciona a sensação de saciedade, sendo boa opção, também, entre refeições.
(Fonte: Cibele Crispim, nutricionista da RGNutri Consultoria Nutricional)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…