Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Falta pouco para o ano acabar e seu fim sempre vem acompanhado das festas e comidas deliciosas e irresistíveis de Natal e Ano Novo. Para algumas pessoas, resistir a estas tentações é algo quase impossível. Mas é possível se programar e definir um plano para ficar em forma até o último mês de 2014.
Elencamos algumas dicas, que poderão te ajudar a enganar o estômago e a reduzir a ansiedade ou outras emoções negativas que costumam fazer você comer além da conta.
Prepare um bom café da manhã e diminua a ansiedade
Se você não está acostumado a não comer no café, experimente trocar esse hábito. Inclua uma fruta no cardápio, que é rica em sais minerais e em frutose, além de ser boa para aumentar a disposição. Caso tenha o hábito de se alimentar bem pela manhã, inclua novos ingredientes. Comer abacate, por exemplo, além de nutritivo, te ajuda a aplacar a ansiedade. Ou, experimente incluir a tapioca, que é isenta de glúten, tem uma digestão mais fácil e sacia por bastante tempo.
Coma nos intervalos das refeições
Se você “pula” o lanche da, manhã, tarde ou até mesmo o almoço, facilita a compulsão psicológica e você pode comer mais. Nesse caso, adapte-se a comer de 3 em 3 horas, ou nos intervalos de refeições. Pode ser uma fruta, uma barrinha de cereal, iogurte natural ou, até mesmo, legumes.
Mastigue devagar
Comece a refeição respirando profundamente. Em vez de comer simplesmente, saboreie cada alimento. Sinta sua textura, sabor, temperatura e mastigue devagar, desmanche o alimento na boca. Ao comer lentamente você perceberá que ficará satisfeito com uma menor quantidade de comida.
Condicione seu cérebro a comer à mesa
Quando determinado que o ato de comer deverá ser somente sentado à mesa, o cérebro aos poucos se condiciona a esse comportamento. Ou seja, aquela vontade e hábito de sentar na frente da televisão ou do computador e comer alguma “coisinha” aos poucos vai diminuindo. Quando sentamos à mesa para comer qualquer coisa, desde uma refeição completa até um pequeno lanche, prestamos mais atenção na alimentação, ficamos mais relaxados e acabamos comendo menos.
Reduza o consumo de carboidratos
Todos os nutrientes que você precisa com proteínas, frutas, vegetais e gorduras saudáveis. Este ajuste simples é uma maneira rápida e eficaz para diminuir as calorias, enquanto também aumenta a saciedade através de uma dieta sem fome. Lembre-se, uma dieta rica em carboidratos pode atendê-lo bem quando se faz muito exercício, mas se você não pode queimar toda a energia que você come rapidamente, ela será armazenada como gordura.
Escolha um jantar mais leve
Jantar muito tarde e comer compulsivamente à noite pode atrapalhar (e muito!) a sua dieta. Prefira comer lanches naturais à comidas muitos calóricas. Coloque, sempre, saladas, cenoura ralada ou tomates, pois podem te oferecer uma maior sensação de saciedade e diminuir a vontade comer muito antes de dormir.
Respire fundo
Caso você seja muito ansioso, aprenda a respirar com mais calma. Quando se costuma respirar mais rápido, o ritmo acarreta mais ansiedade e, assim, maior compulsão. Fazer o ciclo completo ajuda acalmar a mente e a compulsão diante de um prato de comida.
(Fonte: Luciana Camargo, nutricionista esportiva no Rio de Janeiro)
Compartilhar link