Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Você se identifica com essas duas cenas?
Fique tranquilo, isso tem explicação. Segundo pesquisa publicada na revista Nature Neuroscience, nos EUA, comidas extremamente calóricos podem desencadear certo grau de dependência. Isso porque os alimentos mais saborosos são, normalmente, os que carregam mais calorias. O seu consumo reprime os receptores de dopamina D2. Com isso, a ingestão excessiva de comidas saborosas desencadeia respostas neuroadaptativas semelhantes as de uma dependência em circuitos de recompensa do cérebro, impulsionando o desenvolvimento da compulsão.
Para não cair na tentação, no entanto, você deve ser moderado ao se alimentar. Pense, sempre, que isso é uma questão de disciplina e de adoção de um estilo de vida saudável. Ao ingerir pequenas quantidades de alimentos naturais e integrais, diversas vezes ao dia, são desenvolvidas papilas gustativas que farão com que o seu organismo passe a considerar aqueles alimentos como saborosos.
Não é fácil. Mas você pode fazer uso de algumas estratégias simples para controlar esses desejos súbitos.
Para que você fique satisfeito mais facilmente, é preciso que você coma lentamente e mastigue bem os alimentos. O cérebro demora algum tempo para enviar a informação de saciedade para o corpo. Por isso, ao comer rápido, a possibilidade de você se deleitar com bobagens é maior.
Apostar nas saladas cruas é uma boa maneira de ficar satisfeito com maior rapidez. Isso também ajuda o corpo a inibir a vontade por alguma guloseima.
Coma a cada 3 ou 4 horas. Além de essa atitude acelerar o metabolismo, fazendo com que você não ganhe peso tão facilmente, você não sentirá muita fome, responsável por abrir brechas para que você ataque alimentos calóricos. Respeite os horários e não pule refeições.
Quando a sua boca está limpa e com aquele gostinho de menta você dificilmente abre mão de deixá-la cheirosa para comer algo. Então, use essa estratégia.
A ânsia por comida dura até 10 minutos. Então, quando pintar aquela vontade louca de comer alguma bobagem se distraia com algo durante esse tempo. Mas aposte em uma atividade que você realmente gosta para prender sua atenção.
Se você estocar lanches saudáveis em suas gavetas, na cozinha, na dispensa e na geladeira será menos provável que você tenha um desejo louco por algum alimento com alto teor calórico ou rico em gordura. Quando essa vontade surgir você certamente optará por aquilo que você tem perto de você.
Tente não comer enquanto você está dirigindo, assistindo TV, no computador ou fazendo alguma outra atividade que o distraia. Se você comer quando está distraído não vai prestar atenção no quanto está comendo, além de não desfrutar plenamente da comida.
Certas vezes você tenta todas as estratégias acima e mesmo assim o desejo por algo gordinho continua muito forte. Nesse caso relaxe um pouco. Se você se priva demais, quando abrir uma exceção irá comer além do necessário. E para evitar que você chute o balde controle as porções. Se você optou por se deliciar com batatas fritas, por exemplo, coloque uma quantidade em uma tigela pequena para evitar que você coma todo o pacote.
(Fonte: Noadia Lobão, nutricionista da Clínica NutrirSaúde – Rio de Janeiro)
Compartilhar link