Categories: Nutrição

Achocolatado: grande aliado no pós-prova

O leite achocolatado é rico em magnésio, cálcio, fósforo, carboidratos e proteínas. Todos, importantes para a saúde do atleta. Por isso, a bebida pode ser uma boa escolha, logo após uma prova de grande esforço, pois auxilia na reposição do glicogênio muscular e de outros nutrientes.

Segundo a nutricionista Liane Schwarz Buchman, da Clínica Body Health, em São Paulo, a bebida é um excelente repositor de nutrientes e hidratante, além de ser mais barata do que os suplementos e bebidas esportivas. Buchman ainda ressalta que o achocolatado tem outro benefício, se for feito com cacau orgânico: “Ele pode ajudar a reduzir os danos causados pelos radicais livres, devido a alta quantidade de flavonoides existentes no cacau orgânico.Os flavonoides seriam mais um aliado na recuperação, pois quando a produção de radicais livres supera nossa capacidades de neutralizá-los, aumentam as chances de cansaço e lesões. Os antioxidantes do cacau, ajudam então a neutralizar estes efeitos”, acrescenta Buchman. Os achocolatados com cacau orgânico custam em torno de R$ 27 e podem ser encontrados em lojas de produtos naturais ou na Clínica da Body Healthy.

E há outros benefícios. Dois estudos nos norte-americanos, das Universidade James Madison e do Texas, demonstram que ele é mais eficaz para os esportistas do que os suplementos esportivos. Isso aconteceria porque a bebida contém micronutrientes que atuam na imunidade e reparação muscular, como o magnésio, fósforo e cálcio. Além disso, os pesquisadores do Texas ainda revelaram que ciclistas que bebem leite achocolatado são mais rápidos do que aqueles que bebem bebidas esportivas. Eles mostraram que o leite melhora o consumo máximo de oxigênio, e, consequentemente, o fornecimento de energia para os músculos.


  PÓS-PROVA: PORQUE APOSTAR NO JAPONÊS

Mas, não exagere na dose de leite. Algumas pessoas têm intolerância ou alergia à bebida e não podem consumir qualquer tipo, e nem em grandes quantidades. “Um copo de leite desnatado com duas colheres de sopa de achocolatado, orgânico ou não, pode ajudar. Mas, o recomendado é analisar cada caso, pois a quantidade a ser consumida depende do atleta, do peso, do tipo de prova (intensidade e duração) e da condição física”, finaliza Buchman.

(Fonte: Portal de San Francisco SFGate e American College of Sports Medicine)

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

4 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

4 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago