Açúcar, adoçante ou mel: qual escolher?

Atualizado em 27 de junho de 2017

É fato que o excesso de açúcar no organismo é prejudicial à saúde, devendo ser evitado ao máximo, principalmente por aqueles que querem uma vida mais saudável. Mas, e na hora de adoçar aquele cafezinho ou um suco refrescante, você sabe o que escolher?

Açúcar ou adoçante?

Usar adoçantes ou o açúcar refinado é, sem dúvidas, uma alternativa não muito saudável. O açúcar cristal, o refinado e o de confeiteiro são os mais populares no mercado, porém apresentam um alto índice glicêmico e menos nutrientes, devido às etapas de processo industrial às quais são submetidos.

Uma boa saída, nesta hora, é usar o açúcar orgânico. Ele é cultivado sem fertilizantes químicos desde o plantio até a sua etapa final e, com isso, suas características nutricionais são mantidas, fazendo com que tenha maior quantidade de vitaminas e minerais.

Nos mercados, ainda existe a opção de açúcar light, que uma mistura do açúcar (sacarose) com adoçantes, mas sem o gosto residual dos adoçantes em geral. Alguns nutricionistas costumam dizer que o açúcar light é um intermediário entre o açúcar refinado e o adoçante. Vale lembrar que seu consumo é contraindicado aos indivíduos diabéticos.

 

 

Já os adoçantes possuem funções diferentes: os artificiais são indicados para diabéticos e os naturais para indivíduos em geral. Os naturais podem ser compostos por frutose, glicose e sacarose. Apesar de não terem calorias, os adoçantes artificiais apresentam diversos aditivos químicos, como aspartame e sacarina, alguns deles controversos nos efeitos que podem ser prejudiciais à saúde a longo prazo. Por isso, se for optar pelo uso de adoçantes, prefira os naturais como estévia e sucralose.

Opções saudáveis (e gostosas!)

Se nenhuma destas opções te agrada, fique tranquilo: ainda existem algumas outras, como  açúcar de coco, que é natural, de baixo índice glicêmico e rico em vitaminas e minerais. Outra opção é o mel, também natural e com boa fonte de vitaminas e minerais, que deve ser orgânico e utilizado puro. Ele, além de adoçar as suas preparações, pode dar energia suficiente para você enfrentar os treinos e provas.

Naturalmente doce, a tâmara é uma boa opção, pois pode ser misturada a sucos, bolos, cremes e mouses de forma a não prejudicar a sua saúde. Mas, antes de optar por qualquer uma destas sugestões, por que não experimentar um suco natural sem adoçá-lo? Sinta o sabor doce da fruta e a aprecie. Se não der para tomar o café muito amargo, seja consciente para não adoçá-lo muito.

(Fonte: Vanessa Camargo, nutricionista esportiva no Rio de Janeiro)