Um estudo da Associação Americana do Coração (AHA) concluiu que 75% da população mundial adulta consome quase o dobro da quantidade diária recomendada de sal (sódio). Dados apontam que em 2010 o consumo de sódio atingiu o patamar de 4 g por dia. A AHA indica o consumo diário de até 1,5 g de sódio. A Organização Mundial da Saúde (OMS) é um pouco mais tolerante: o limite é de 2 g.
O estudo foi realizado em 181 países, representando 99 % da população mundial. Todos eles, com exceção do Quênia, ultrapassaram as recomendações diárias de consumo da OMS. Desse total, 119 países chegaram a consumir mais de 3 g por dia.
Para chegar a este resultado, os pesquisadores analisaram 247 estudos sobre a ingestão de sódio por adultos que fazem parte do Global Burden of Diseases Study, uma instituição colaborativa que reúne 488 cientistas de 303 universidades ao redor do mundo.
“Nós esperamos que os resultados influenciem os governos nacionais a desenvolver intervenções de saúde pública para reduzir sódio na alimentação”, disse Samam Fahini, da Universidade de Boston, em comunicado.
A presença de altos índices de sódio no organismo está ligada aos problemas com pressão alta. Se não controlada, pode desenvolver doenças de origem cardiovascular, uma das maiores causas de morte no mundo.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…