Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O consumo de água com limão pelas manhãs, em jejum, é uma prática recomendada pela medicina indiana (Ayurveda) e começou a ser adotada por muita gente que não, necessariamente, segue os preceitos orientais. A mistura destes dois ingredientes simples ajuda a aumentar a imunidade e ativar o metabolismo.
Limpeza e saúde intestinal
A água com limão é capaz de melhorar a atividade intestinal, assim tornando mais eficaz a eliminação de resíduos e substâncias inúteis ao organismo. Além disso, ajuda na absorção e na reabsorção de nutrientes e na produção de algumas vitaminas do complexo B. Ter uma boa digestão ajuda a manter um intestino saudável, o que também está relacionado a mais vitalidade e bom humor.
Desintoxicação do fígado
Um dos órgãos mais delicados do corpo humano é o fígado, visto que o abuso de sua operação, ao longo dos anos, pode ser fatal. Porém, um dos benefícios da água com limão é ajudar na limpeza desse órgão, através dos diversos desintoxicantes e nutrientes presentes no suco. Além disso, a vitamina C presente na bebida age como um antioxidante no organismo.
Propriedades anticancerígenas
O câncer é uma doença muito complicada de ser tratada. Porém, o limão apresenta mais de 20 compostos anticancerígenas, assim sendo capaz de auxiliar no retardo e impedimento da disseminação de células afetadas.
Previne gripes e resfriados
Como dito anteriormente, o limão é uma fruta rica em vitamina C e esse composto é capaz estimular as defesas do organismo, assim auxiliando tanto na prevenção como no tratamento de gripes e resfriado.
Facilita a circulação sanguínea
O limão é cítrico e ácido, mas em nosso corpo funciona como um alcalinizante, ou seja, atua como um regulador da acidez do sangue.
“Quanto mais alcalino o sangue, melhor, porque a maioria das doenças tem relação com a acidificação sanguínea. Açúcar, farinha branca, proteína em excesso, alimentos industrializados e refrigerante, por exemplo, acidificam o sangue. O limão faz o contrário”, explica Bianca Innocencio, nutricionista funcional da Clínica Andrea Santa Rosa.
O limão possui um alto nível de hesperidina, o consumo regular dessa substância fortalece as paredes dos capilares — que são vasos sanguíneos de diâmetro reduzido. Além disso, faz com que as artérias tenham mais elasticidade, assim evitando a coagulação sanguínea.
Como preparar a água com limão
A receita é simples. De manhã, ainda em jejum, esprema meio limão em um copo e complete com água morna. Beba a mistura e espere, de preferência, 30 minutos para tomar o café da manhã. Algumas pessoas adicionam mel, sal, ou especiarias à receita básica de água com limão.
Para que a mistura tenha mais eficácia, é importante que a água esteja morna. O líquido nestas condições também acelera o funcionamento do intestino pela manhã e tem seu efeito potencializado pela mistura com a fruta.
“Em um organismo saudável, os desequilíbrios desaparecem de forma natural, por meio do seu próprio poder de cura e regeneração. A água com limão auxilia o organismo a se restabelecer de forma natural”, explica Bianca Innocencio.
Compartilhar link