Alimentação em outros países: o que fazer?

Atualizado em 15 de agosto de 2017

Você sabe o que pode ou não comer e como deve ser a alimentação em outros países? Quando mal elaborada, a dieta do atleta fora do seu país de origem pode atrapalhar o desempenho e até causar desconforto na hora da disputa. Por isso, selecionamos várias opções de cardápios espalhados pelo mundo e alguns alimentos que podem (ou não) serem ingeridos antes de correr. Ah, e fica a dica: pratos novos devem ser provados pelo menos uma vez em um período distante da corrida, evitando, assim, surpresas negativas.

Italiana

Muitos julgamos a comida Italiana por ser “pesada”. Mas não é bem assim. É possível deixar a coisa mais leve optando pelas massas sem excesso de queijos e molhos.

Pode comer

Nhoque – Pratos ricos em carboidratos e associados com quantidade pequena de proteína são recomendados antes da prova. O nhoque é preparado com batata, farinha de trigo ou mandioca. Boa opção!

Macarrão – Uma massa é sempre bem-vinda antes de uma prova porque é carboidrato puro – porém, seus acompanhantes podem acabar estragando a sua corrida. Cuidado!

Não recomendado

Abusar nos acompanhamentos das massas, como queijos e molhos, e pratos com muita gordura, como algumas opções de pizza. Grandes pedaços de lasanhas e massas com diversos recheios diferentes também devem ser evitados.

Árabe

A comida árabe é conhecida por ser saudável por ser rica em grãos, além das saladas que são feitas em porções generosas.

Pode comer

Quibes – Tradicional na culinária árabe, o quibe pode ser servido de várias formas, mas prefira assado ou cru. Seu maior diferencial é ser rico em proteínas – um bom acompanhamento para algum prato com carboidratos.

Abobrinha ao forno – É bem leve (pode servir de acompanhamento para outros pratos) e ainda favorece o intestino por não ser muito “pesado”. Seus ingredientes principais são abobrinhas, tomate e cebola com pão torrado.

Não recomendado

Carnes pesadas e muito gordurosas, como de cordeiro, podem atrapalhar a digestão. Já a coalhada, prato típico, não é a melhor das opções por ser feita à base de leite, que também pode causar desconforto gástrico.

 

Oriental

Pode comer

Salmão – Pode ser consumidos por ser uma carne rica em proteínas e ômega 3 – e por ser de fácil digestão.

Gohan – Arroz branco, cozido e sem tempero. Serve como ótimo acompanhamento e é rico em carboidratos.

Não recomendado

Frituras, como rolinhos primavera e guioza, podem “pesar” no estômago. E cuidado com o shoyo. Por ser rico em sódio, pode causar desidratação.

Mexicana

A culinária Mexicana é conhecida por seus pratos apimentados e, digamos, mais “pesados”. Mas é possível encontrar boas opções.

Pode comer

Guacamole – Feito à base de abacate e coentro, o prato é um ótimo acompanhamento para saladas. Por ser feito com alimentos naturais é considerado boa opção.

Tacos – Tortilha à base de milho, o taco pode ser boa pedida para aumentar a ingestão de carboidratos. Só fique atento aos recheios e dê preferência para opções com apenas frango ou carne.

Não recomendado

Evite pratos muito apimentados e temperados, principalmente se não estiver acostumado com comidas assim. Eles podem causar aquele desconforto no dia seguinte e prejudicar a sua corrida!

(Fonte: Karina Valentim – Nutricionista da Patricia Bertolucci Consultoria em Nutrição)