Categories: Nutrição

Alimentos Funcionais: canela

A canela é uma árvore natural do Siri Lanka (uma ilha vizinha da Índia, no sul da Ásia) que foi descoberta há milhares de anos pelos povos da região. Com o tempo, se espalhou pelo mundo. Já foi sinônimo de luxo, riqueza e ouro, mas hoje – menos badalada – é mais um ingrediente com ações funcionais que podem trazer boas vantagens para a sua saúde e bem-estar.

Segundo Paola Nunes, especialista em nutrição funcional da Super Healthy, em São Paulo, a canela é considerada um alimento funcional, devido a sua capacidade de modular as funções metabólicas no organismo, como melhorar o aproveitamento de energia, regular os níveis hormonais, contribuir para o bom funcionamento do sistema digestivo e ajudar a combater micro-organismos estranhos.

“A canela melhora o aproveitamento da energia (glicose) no sangue, apresenta ações que modulam os níveis do hormônio do estresse e tem ações digestiva e antiséptica”, conta a nutricionista, que também ressalta a importância da especiaria para o controle do índice glicêmico (quantidade de açúcar no sangue), que se for muito elevado pode causar diabetes e problemas cardiorrespiratórios.

“Ela é bem descrita na literatura científica como um alimento que possui compostos com propriedades de aumentar a sensibilidade à insulina, ou seja, o hormônio que destina a glicose (o açúcar) às células do organismo”, diz.

Além disso, a canela também é termogênica, o que a torna capaz de acelerar o metabolismo do corpo e ajudar a queimar calorias durante o dia. Para quem tem o hábito de praticar atividade física com certa regularidade, a especiaria ainda reserva alguns “benefícios extras”.

“Por ser um alimento com propriedades desintoxicastes, anti-inflamatórias, termogênicas e auxiliar no aproveitamento de glicose, o consumo de canela por desportistas ajuda tanto no aumento de energia durante o treino, como na manutenção da saúde cardiovascular e muscular”, explica Paola.

A nutricionista indica que o consumo ideal de canela é de três colheres de café por dia. Ela é uma boa opção para se acrescentar a frutas e sucos nos lanches que intercalam as principais refeições diárias. Mas tome cuidado “se você for uma gestante, o consumo da especiaria não é indicado. Além disso, por causa do seu efeito termogênico, os hipertensos devem procurar um acompanhamento de um nutricionista antes de introduzi-la na dieta”, encerra a Paola.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

7 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

7 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago