Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O iogurte é um alimento derivado do leite, que foi descoberto no início do século passado, na região dos Balcãs, no leste europeu. Desde lá, suas ações nutricionais já eram famosas por auxiliarem no funcionamento intestinal e no sistema imunológico. Hoje, sabe-se que a bebida também é um dos principais itens da alimentação funciona.
Esse tipo de dieta inclui alimentos com características especiais, que podem ajudar o organismo a funcionar melhor. O iogurte tem a função probiótica, que regula a flora intestinal e inibe o aparecimento de micro-organismos maléficos ao corpo.
Sua principal ação funcional é sobre o intestino. O iogurte é um alimento naturalmente rico em bactérias que, por si só, já são favoráveis ao bom funcionamento intestinal. Além disso, estas bactérias propiciam a regulação da nossa flora, desfavorecendo o crescimento de bactérias nocivas. Esta é a chamada função probiótica.
Além de bactérias saudáveis para nosso corpo, alguns iogurtes acrescentam outras [bactérias] com comprovadas ações protetoras para os intestinos, regulação do seu funcionamento e estímulo ao sistema imune.
Sendo uma das principais fontes de cálcio, mineral fundamental para a formação e manutenção dos ossos, o consumo de iogurte, ainda, contribui para a prevenção da osteoporose e protege o coração, já que o cálcio ajuda a dilatar os vasos sanguíneos.
A quantidade ideal do consumo de leite e derivados deve ser de três porções ao dia. É recomendável a ingestão de 200 ml a 300 ml de iogurte diariamente para quem já tem o hábito de consumir outros derivados do leite, como o queijo, por exemplo.
Qualquer pessoa que não tenha algum tipo alergia ou intolerância à lactose pode consumir iogurte. Veja abaixo os dados nutricionais da bebida:
(Fontes: André Pellegrini, nutricionista esportivo do INA (Instituto do Atleta), e Luciana Batista, nutricionista especializada em fisiologia do exercício)
Compartilhar link