Por causa do calor excessivo nesta época do ano, o corpo tende a perder uma quantidade muito maior de líquido e corre o risco de ficar desidratado. Isso pode afetar o metabolismo e provocar problemas como tontura e pressão baixa. Contudo, não é sempre que temos água, sucos ou refrescos por perto ao longo do dia. Por isso, uma boa alternativa para manter a saúde neste verão é complementar a ingestão de líquidos com o consumo de alimentos que ajudam a hidratar o organismo.
“A ingestão de líquidos não pode ser substituída. No entanto, o consumo de alimentos que possuem água em grande quantidade como abacaxi, melão e melancia ajuda a manter os líquidos e sais minerais que perdemos durante a transpiração”, afirma o Dr. Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração.
Para ajudar a hidratar o organismo neste época do ano, o nutrólogo do HCor sugere uma série de alimentos em diferentes categorias:
Arroz integral: cozido, ele apresenta aproximadamente 70,1% de água. Este alimento também possui carboidratos, fibras – úteis ao bom funcionamento do intestino –, manganês, cobre, zinco, potássio, fósforo, além de vitaminas do complexo B, como a piridoxina e a tiamina.
Feijão: cozido na versão carioca tem 80,4% de água, além de proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, sódio, potássio, cobre, zinco, tiamina, piridoxina e niacina – vitamina também do complexo B.
Banana-prata: possui 71,9% de água. Em sua composição apresenta carboidratos, fibras, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, vitamina C, piridoxina e riboflavina (vitamina B2).
Abacate: crú contém 83,8% de água, além de cobre, zinco, cálcio, magnésio, manganês, lipídeos, carboidratos, fibras, fósforo, potássio, riboflavina e vitamina C.
Acerola: crua possui 90,5% de água. Em sua composição também encontramos carotenoides, cuja atuação auxilia o processo de respiração celular, além de sintetizar os pigmentos da retina. A fruta também contém riboflavina, niacina, vitamina C, magnésio, fósforo, potássio, cobre, zinco, carboidratos, fibras e cálcio.
Cenoura: crua possui 90,1% de água. O legume também é composto de carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, fósforo e potássio.
Abóbora: tem cerca de 86,4% de água. Cozida é rica não só em fósforo e fibras, mas também em potássio, o que auxilia os batimentos cardíacos e o bom funcionamento dos músculos.
Abobrinha italiana: apresenta 93,9% de água, fósforo e potássio.
Espinafre: possui 94% de água. Também é composto de proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, sódio, potássio, cobre, zinco, carotenoides, tiamina, riboflavina, piridoxina e vitamina C.
Agrião: crú contém cerca de 93,9% de água, além de potássio, vitamina C, fósforo e cálcio que é fundamental para a saúde dos ossos.
Couve manteiga: crua tem 90,9% de água e também vitamina C, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, niacina e potássio.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…