SutterstockFoto: Sutterstock

Os hábitos e alimentos que prejudicam seu sono

Atualizado em 19 de setembro de 2018
Mais em Nutrição

Fator indispensável para todas as pessoas, principalmente para atletas, uma noite bem dormida não pode ser deixada de lado. Durante o sono, o corpo faz uma espécie de “faxina”, reequilibrando funções, produção de hormônios e a atividade cerebral. Por isso, além das horas de repouso, é preciso ter cuidado com o que você come, pois há uma infinidade de alimentos que tiram o sono — e hábitos. 

 

 

Quais são e os alimentos que tiram o sono?

Giovanna Oliveira, nutricionista da clínica Maria Fernanda Barca e a neurologista Aline Turbino listam os hábitos e alimentos que tiram o sono. 

Bebidas com propriedades estimulantes

Café, chimarrão, chocolate e alguns tipos de chás como mate, chá verde, chá preto e refrigerantes de cola ou de guaraná possuem cafeína e xantina, dois componentes que ativam o estado de alerta do sistema nervoso central. Prefira consumi-los durante o dia, apenas. 

Beber muita água antes de ir para a cama

Embora a água não tenha nenhum componente que tire o sono, beber muito líquido antes de dormir pode atrapalhar seu descanso. Acordar várias vezes para ir ao banheiro prejudica o ciclo de repouso, “picotando” o seu sono. Um copo de água antes de ser deitar já é o suficiente — e priorize a hidratação ao longo do dia. 

Dietas restritivas

Esse tipo de dieta pode não fornecer a ingestão adequada de nutrientes importantes para a produção de serotonina, que por sua vez, precisa se converter em melatonina, hormônio do sono.

Para que essa rota metabólica aconteça, é necessária uma alimentação balanceada que forneça quantidades adequadas de nutrientes como triptofano, ácido fólico, piridoxina, cobalamina, niacina e ômega-3.

Dietas com restrição de carboidratos

O triptofano, hormônio que ajuda a regular o sono e melhorar a memória, precisa de carboidratos para ser metabolizado. Se não houver quantidade satisfatória do nutriente, não haverá a produção adequada de triptofano. Aposte em uma alimentação balanceada e cuidado com a escolha das fontes de carboidratos — bolos, doces, massas, balas, chocolate e pães próximo à hora de dormir têm efeito estimulante e podem causar uma brusca oscilação da glicemia.

Bebidas alcoólicas

Ao contrário do que se pensa, não produz um sono de qualidade. O álcool é um depressor do sistema nervoso central, por isso pegamos no sono rapidamente depois de exagerar a dose. Passado um tempo, por se tratar de uma substância tóxica, o corpo tenta eliminar a substância. Sem falar que as bebidas alcoólicas causam desidratam o organismo — eis o motivo de ir várias vezes ao banheiro depois que você bebe, mesmo durante a noite de sono. Se for sair para uma noitada ou happy hour, não deixe de beber água entre o intervalo da ingestão de álcool. 

Alimentos ricos em gordura

Além de não serem indicados para quem treina e pratica esportes, alimentos como lanches, fast food, pizzas e outros alimentos ricos em gordura precisam de mais tempo para serem digeridos, o que pode causar desconforto e demora para pegar no sono.

 

*Fontes: Dra. Giovanna Oliveira (CRN-SP 38649), nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca; Dra. Aline Turbino (CRM-SP:128.847), neurologista e membro da Sociedade Brasileira de Neurologia.