Desde a chegada do novo coronavírus no mundo, o cuidado com o sistema imunológico tornou-se fundamental para prevenir complicações da Covid-19. Entre as principais estratégias para manter a imunidade em alta estão a prática de exercício físico, a alimentação balanceada e a regularidade do sono.
Essencial para proteger o organismo de substâncias e células estranhas, o sistema imunitário – como também é conhecido – contém estruturas e processos biológicos capazes de criar uma barreira de proteção eficaz no corpo.
A alimentação pode ser uma grande aliada nesse processo ao fornecer ao organismo os nutrientes necessários para que o sistema imune funcione.
Estes carboidratos são mais utilizados por aqueles que praticam exercícios intensos. É capaz de diminuir o grau de imunossupressão e estabilizar o humor.
Estes lipídeos são importantes para a produção de hormônios e de vitamina E, melhorando a saúde da pele, do cabelo, e fortalecendo o sistema imune, além de ajudar a prevenir doenças como o Alzheimer.
Componentes ricos em vitamina C aumentam a produção dos glóbulos brancos que atuam como combatentes de microorganismos e estruturas estranhas que tentam se instalar no corpo. Também são antioxidantes que aumentam a resistência do organismo.
Fonte de ômega-3, este alimento é um anti-inflamatório natural que ajuda a manter o sistema imune ativo. É composto também por vitaminas A e D que atuam na prevenção de doenças como lúpus e artrite reumatoide e ajudam a desenvolver adequadamente a visão. Além disso, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações.
Rico em vitamina D, este alimento é fundamental para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, obesidade e hipertensão arterial, e essencial para atuar juntamente com as células do nosso organismo que são responsáveis por defender o corpo de vírus e bactérias que ameaçam o sistema imunológico.
Ajuda na prevenção e combate a alguns agentes que roubam energia do corpo. “O óleo de coco possui dois ácidos muito importantes para o organismo, o ácido láurico e o ácido cáprico. Estes contêm propriedades na modulação do sistema imunológico combatendo fungos, bactérias e vírus que enfraquecem e diminuem a imunidade”, afirma o nutricionista Mateus Motta.
Receita do canal Receitas Fit & Low Carb.
Omelete de gema de ovo
Receita do canal Receita Natureba
Receita do site Vigilantes do Peso
Fontes
Dr. Fernando Cerqueira – médico formado pela Universidade do Vale do Rio Verde (Unincor) e nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). É membro da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia (Sobraf) e fellow endocrinológico pela UW School Of Medicine. – CRM 62831-MG
Ana Paula Martins – nutricionista especializada em nutrição clínica, fitoterapia e em nutrição esportiva pelo Centro de Ensino Valéria Pascoal. – CRN 22387
Mateus Motta – nutricionista do WW Vigilantes do Peso – CRN 14100681
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…