Um relatório científico publicado pela Agência de Normas Alimentares do Reino Unido (FSA) alerta para riscos para a saúde ao consumir alimentos torrados, ricos em amido. Ao serem preparados em altas temperaturas (acima de 120ºC), torradas, pães, biscoitos crocantes, batatas assadas ou fritas e cereais variados liberam a acrilamida, substância presente nesses alimentos e que faz parte da lista de produtos provavelmente carcinogênicos (mesma lista em que entrou o bacon e outros embutidos, recentemente) estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os alimentos torrados ficam com uma cor escurecida, característica que indica a presença da acrilamida. Segundo a Agência, os efeitos dependem da quantidade ingerida e o relatório não recomenda a interrupção do consumo, apenas que as pessoas tomem alguns cuidados simples para limitar a formação dessa substância durante o preparo.
No relatório, a Agência recomendou alguns cuidados na hora de preparar os alimentos ricos em amido, como a retirada do calor assim que estiverem levemente dourados, mas com a cor clara. Se os produtos forem industrializados, siga as instruções do fabricante.
*Fontes: Agência de Normas Alimentares do Reino Unido (FSA), Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (Iarc, OMS).
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…