Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sempre presente em nosso dia a dia, o amendoim é um alimento contraditório. Apesar de ser muito calórico, ele tem propriedades que podem ajudar no processo de emagrecimento, de acordo com pesquisadores. Segundo estudo da Universidade Purdue, (Estados Unidos), o petisco ajuda a acelerar o metabolismo, ao fazer o corpo gastar energia mais rapidamente, dissolvendo as gorduras indesejadas com eficiência.
Mesmo em uma dieta sem restrição de calorias, o amendoim mostrou seu "efeito anti-obesidade" na pesquisa encabeçada por Richard Mattes, professor de comida e nutrição em Purdue. Durante o experimento, voluntários foram divididos em três grupos. No primeiro, os participantes se alimentaram com uma dieta de 500 calorias a menos de gordura. Houve a reposição das mesmas 500 calorias com o consumo de amendoim. Ou seja, o valor energético permaneceu, somente a fonte de caloria foi alterada. A segunda equipe de voluntários se alimentou com uma dieta comum, com o acréscimo de 500 calorias vindas do amendoim. Já ao terceiro grupo, foi permitido introduzir o alimento na dieta da forma que quisesse. Após os testes foi constatado que não ocorreu aumento significativo de peso em nenhuma dos três grupos. Os pesquisadores disseram que esse efeito é resultado da redução do apetite e da aceleração do metabolismo.
Outros estudos, como este feito por pesquisadores da Universidade de Harvard (Estados Unidos), ainda mostram que existe uma relação entre o nervosismo e o ganho de peso. O stress contribui com os hormônios que servem de estopim para o volume da barriga. E para manter a calma, nada melhor do que a arginina, partícula de proteína encontrada no amendoim, que promove relaxamento.
Compartilhar link