Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O estresse, o sono, a idade, o peso e, principalmente, a alimentação influenciam muito na funcionalidade do nosso metabolismo. O responsável pela queima calórica pode ser facilmente prejudicado por dietas ruins e noites mal dormidas, mas ele também pode ficar mais lento em pessoas com idade acima de 40 anos. Seja qual for o seu caso, saiba que o problema pode ser revertido se você tomar certos cuidados, como manter uma dieta e um estilo de vida saudável. Para ajudá-lo a mudar de vida e queimar mais calorias, elencamos os principais itens que podem turbinar o seu metabolismo.
Um fator importante para ajudar na aceleração do metabolismo é o consumo de alimentos pouco calóricos e ricos em fibras. Além das folhas e dos legumes conterem poucas calorias, eles demandam mais energia, já que são mais difíceis de serem digeridos por causa das fibras. Além dos alimentos fibrosos, o maior gasto de energia induzido pelo consumo de alimentos pode ser proporcionado pelo consumo de cafeína, chá verde, pimenta, canela, gengibre e guaraná em pó.
A alimentação equilibrada e a ingestão de alimentos de forma fracionada garantem que os nutrientes e a energia sejam fornecidos de forma gradual e suficiente ao longo do dia. O metabolismo funciona de forma adequada e permanece ativo quando comemos pequenas porções de alimentos em diversas horas do dia. Quando uma pessoa permanece longos períodos em jejum (mais de 3 horas), o metabolismo desacelera para economizar energia. Sendo assim, há grande relação entre a frequência da ingestão de alimentos e o ganho de peso.
É frequente o hábito de fazer dieta, restringindo o consumo de alimento e, principalmente, carboidratos. Essas restrições não são benéficas ao corpo, uma vez que levam o organismo a se adaptar de forma negativa. Quando restringimos carboidratos, por exemplo, estamos reduzindo drasticamente a ingestão da principal fonte de energia do nosso organismo. Perde-se o vigor para realizar atividades básicas do dia a dia e atividades físicas. Além disso, é comum ocorrerem crises de compulsão, principalmente, por alimentos fontes de carboidratos simples, como pães e doces, já que o cérebro quer que o corpo receba energia de forma rápida. Mais: a restrição excessiva de calorias é tão maléfica, quanto a de carboidratos. Quando ingerimos menos calorias do que o suficiente para manter o organismo funcionando, o metabolismo também desacelera para economizar energia para as funções vitais.
Outro fator importante que atua no metabolismo é a prática de atividades físicas regulares. Além de aumentar o gasto energético diário, os exercícios levam à aceleração do metabolismo, que permanece elevado por vários minutos após o término da atividade.
O ganho de massa magra também tem grande valor para o aumento do gasto calórico diário. O corpo gasta mais energia para manter os músculos, mesmo quando o indivíduo encontra-se em repouso.
(Fonte: Marina Campos, nutricionista da clínica NutriOffice e da WET Academia)
Compartilhar link