ShutterstockFoto: Shutterstock

Arepas colombianas: a nova tapioca do momento

Atualizado em 08 de janeiro de 2019
Mais em Nutrição

Tem muita gente que excluiu o glúten da dieta — por modismo ou necessidade –, e teve que abandonar o “pãozinho nosso de todos os dias” no café da manhã. Se você é dessa turma e não sabe mais o que comer além da tapioca, veja esta receita de arepas colombianas, uma iguaria sem glúten, que pode ser uma alternativa para variar o cardápio.

As arepas colombianas são feitas à base de milho e água, e preparadas como a tapioca, muito versátil na hora de rechear. Doce ou salgada, podem ser consumidas no pré-treino, café da manhã, ou como acompanhamento do prato principal, com algum recheio especial.

O milho, base da massa da arepa, fornece energia para o exercício e tem compostos antioxidantes como o betacaroteno, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. Veja como preparar a sua arepa:

Receita das arepas colombianas

Ingredientes

  • 500g de canjica cozida e moída
  • 1 colher (sopa) de água

Preparo

Misture a canjica com a água em um bowl até obter uma massa homogênea. Deixe na geladeira por dez minutos. Pré-aqueça uma frigideira com teflon (para não grudar), faça os discos e esquente na chapa, dos dois lados, até ficar dourado.

Se quiser diminuir o índice glicêmico da massa, adicione farelo de aveia ou linhaça ao preparo. Sirva com o recheio que preferir: geleia, queijo, patês, abacate… use a criatividade e conte pra gente (aqui nos comentários) qual o seu melhor recheio para a arepa.

 

Fonte: Débora Sorgi, CRN 1884. Nutricionista funcional.