Artigo: como o whey protein pode ser um aliado do público 60+

Atualizado em 20 de março de 2024

Por Gabriela Cilla*

Como viver bem e por mais tempo? Não há uma receita padrão, mas é fato que quem faz exercícios físicos chega melhor à terceira idade. Uma reserva muscular construída ao longo da vida torna o envelhecimento mais saudável, mais tranquilo e sem danos funcionais. Alguns suplementos, como o whey protein, podem ser importantes companheiros nesse processo.

Antes de tudo, é necessário entender o porquê do whey ser um aliado tão importante na saúde do público 60+. Essa proteína nada mais é do que a proteína do soro do leite, de maneira isolada. Podemos encontrá-la em produtos lácteos e suplementação em pó, além de produtos como iogurte, barrinhas e afins. Mas, por que o whey é tão importante nessa questão?

A resposta: ele evita a chamada sarcopenia. A partir dos 35 anos de idade temos uma perda significativa de massa muscular. No público 60 + isso não acontece de maneira gradual – na verdade, essa perda é mais agressiva. Quando aumentamos o aporte de proteína ao longo do dia, seja através da alimentação ou suplementação, evitamos que essa perda de massa muscular seja feita de maneira abrupta.

O whey protein minimiza e potencializa a saúde óssea do indivíduo. Para incluí-lo na rotina, podemos utilizar esse suplemento através de receitas como: crepioca, shakes e bolinhos proteicos. Também pode ser acrescido por meio de pequenas doses ao longo do dia – seja durante o café da manhã ou no meio da tarde. É importante ter essa distribuição ao longo do dia. Ele também pode ser consumido através de um aumento ao aporte calórico e proteico por meio da alimentação.

Mas não se esqueça: faça sempre de forma gradual, para que não ocorra a descompensação dos níveis de ureia e creatina no sangue.

 

*Nutricionista, gastróloga e fisiologista do exercício, proprietária da NutriCilla