Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Na enquete que ficou no ar na última semana, perguntamos qual alimento funcional os corredores que acompanham o O2 por Minuto utilizavam na dieta. Com 43,1% dos votos, a aveia foi a eleita a opção mais usada.
Esse cereal é cultivado pela humanidade há, aproximadamente, dois milênios. Antigamente, era utilizado apenas para fins medicinais. Hoje, porém, seu baixo nível calórico e sua composição rica em carboidrato e vitaminas, fazem da aveia uma grande aliada da alimentação saudável. Além disso, ela apresenta uma boa concentração de fibras solúveis – que ajudam a combater o colesterol ruim (LDL) e regular o funcionamento do intestino.
Benefícios para os corredores
O processo digestivo desse cereal é lento – é um carboidrato composto – e, por isso, é capaz de liberar energia aos poucos para o organismo. Para atletas, isso pode ajudar, pois durante uma prova ou treino, a demanda energética é contínua. Como demora mais para ser digerida, a aveia proporciona maior tempo de saciedade. Ou seja, é uma ótima pedida para quem quer perder peso.
Como e quando consumir
O ideal é que seu consumo seja de forma regular. É um alimento prático e pode ser misturado a vitaminas e frutas – como banana, mamão, entre outras – ou ingerido em forma de mingau. Adicionar a aveia a bolos, pães e biscoitos também é uma boa.
A recomendação diária é de três a quatro colheres de sopa do cereal. Veja os valores nutricionais da aveia (60 g ou 4 colheres de sopa):
Valor energético: 208 kcal
Carboidratos: 34 g
Proteínas: 8,6 g
Gorduras totais: 4,4 g
Gorduras saturadas: 1 g
Fibra alimentar: 5,8 g
Betaglucana: 2,4 g
Água é fundamental
O consumo da aveia requer uma boa ingestão de líquidos, principalmente a água, para possibilitar o trabalho correto das fibras no organismo.
Fontes: Luís Ricardo de S. Alves, nutricionista esportivo da Nutrição Fácil; Thaís Lara, nutricionista da Nutrir Bem; e Tarcila Beatriz Ferraz de Campos, nutricionista
Compartilhar link