Cultivada pela humanidade há aproximadamente dois milênios, este cereal já foi utilizado apenas para diversos fins. No primeiro momento, os humanos usufruíam apenas dos benefícios da aveia de maneira medicinal.
Posteriormente, o cereal passou a ser usado como alimento e as pessoas passaram a aproveitar também os benefícios da aveia na dieta, pois possui baixos níveis calóricos e é fonte de carboidratos e vitaminas.
Além dessas características, ela também apresenta uma boa concentração de fibras solúveis, o que pode ajudar a combater o colesterol e auxiliar o funcionamento do intestino.
“A aveia é considerada um alimento funcional pela sua concentração de fibras solúveis. O consumo regular deste tipo de fibra está relacionado à menor absorção do colesterol da dieta. Isso auxilia o tratamento e a manutenção dos níveis de colesterol sanguíneo e o funcionamento regular do intestino”, explica Thais Lara, nutricionista da Nutrir bem.
“Com estes benefícios, pode-se até considerar que o consumo regular da aveia é capaz de auxiliar na redução do risco de doenças cardiovasculares e câncer de cólon”, completa Thais.
Suas capacidades funcionais também podem proporcionar vantagens específicas para quem pratica esporte, como a corrida. Segundo a nutricionista, o cereal tem digestão lenta e, por isso, é capaz de liberar energia aos poucos para o organismo, potencializando a disposição do atleta durante treinos e provas.
“Pode ser um ótimo aliado para a prática esportiva, garantindo um bom aporte de energia por tempo mais prolongado do que um carboidrato simples, como um pão francês. Além disso, justamente pela digestão lenta, proporciona maior tempo de saciedade, uma ótima estratégia para quem quer manter ou reduzir o peso”, afirma Thais.
Para a nutricionista, o consumo deve ser feito de forma regular, respeitando um padrão alimentar saudável. Uma boa dica para inserir a aveia na dieta é misturá-la a outros alimentos saudáveis. Ou substituir ingredientes cotidianos pelo cereal.
“A aveia é um cereal integral, fonte de carboidratos, e pode estar presente em refeições como café da manhã, lanches intermediários e ceia, com frutas, leite ou iogurtes. Por não ter um sabor muito forte, também pode ser inserida em preparações salgadas ou em substituição à farinha de trigo, sem causar grandes alterações de paladar”, conta a nutricionista.
As quantidades ideais de consumo variam de pessoa para pessoa, conforme idade, rotina, peso e prática de atividades físicas. No geral, Thais recomenda uma quantidade diária de três colheres de sopa, para que seja concedido ao organismo todos os benefícios da aveia ao organismo.
“Não existem contraindicações, mas é sempre recomendável que o consumo da aveia esteja associado a um bom consumo de água, por ser um alimento rico em fibras”, finaliza.
(Fonte: Thais Camuzzo Lara, nutricionista e proprietária da Nutrir Bem)
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…