Categories: Nutrição

Benefícios da banana para quem pedala

Os benefícios da banana para quem pedala são muitos. Fonte de potássio e vitamina B6, como lanche pré-treino é uma ótima escolha para estocar açúcar (energia) no sangue. No pós-treino, auxilia na recuperação do potássio e açúcares perdidos durante o pedal. Conheça mais razões para comer banana todos os dias:

1. Fonte de energia rápida (possui alto índice glicêmico), a banana é ideal para o atleta recuperar suas reservas energéticas rapidamente depois do treino.

2. Ótima opção para substituir o gel de carboidrato em treinos mais longos (acima de 1 hora), isso se você não tiver problemas em engolir alimentos sólidos enquanto pedala. Uma banana média equivale à quantidade de carboidrato de um sachê de gel.

3. A banana possui três tipos de açúcares (frutose, sacarose e glicose) e age diretamente na regulação dos estoques de energia do corpo, diminuindo a sensação de cansaço físico durante o dia.

4. Um dos benefícios da banana é a capacidade de ajudar a evitar cãibras. Isso se deve ao potássio, mineral importante para o funcionamento dos músculos. Mas, atenção: a ausência de potássio não é o único motivo do aparecimento de cãibras. O esgotamento muscular e a falta de sódio (perdido por meio do suor) também podem ser as causas. Então, atenção à hidratação e à reposição de sais minerais.

5. A vitamina B6 também tem seu papel na recuperação muscular. Ela ajuda o organismo a quebrar o glicogênio, evitando que as proteínas do músculo sejam usadas para ter energia.

6. A banana é rica em magnésio, importante mineral para auxiliar no transporte de energia para os músculos e na síntese proteica (absorção de proteínas pela musculatura).

7. Para quem está querendo perder uns quilinhos, a banana é rica em fibras, que auxiliam a regularizar o fluxo intestinal e a aumentar a saciedade, colaborando também para a perda de peso.

E que tal aproveitar os benefícios da banana com um pré-treino diferente? Experimente a receita abaixo.

Receita de sorvete fit de banana 

Ingredientes

  • 1 banana nanica congelada (ela é mais doce, mas pode ser com qualquer uma)
  • 1 col. (sopa) de pasta de amendoim integral sem açúcar
  • 50 ml de leite  (vegetal ou animal)

Modo de preparo

Em um processador, bata todos os ingredientes até virar uma massa homogênea.

(Fontes: Cibele Crispim, nutricionista da RGNutri Consultoria Nutricional, Alessandra Luglio, nutricionista da clínica P4B Health)
Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

3 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

3 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago