Os benefícios da beterraba são muitos. Além de possuir carboidratos complexos, o vegetal é rico em fibras, vitamina A, B, potássio, fósforo, zinco, ferro e cálcio. Mas, além de todas essas vantagens para a saúde, a beterraba pode te ajudar, ainda, a ganhar desempenho. Pesquisas feitas na Universidade de Exeter e na Universidade que Copenhagen comprovaram que o suco do vegetal pode melhorar o desempenho de 5 a 10%, recuperar os músculos até 10% mais rápido e aumentar a resistência em 16%.
Isso acontece porque a beterraba é rica em nitrato, substância que é metabolizada e transformada em óxido nítrico no organismo e promove maior vasodilatação, levando mais nutrientes e oxigênio aos músculos. Contém, ainda, a betaína, substância responsável por reduzir a fadiga muscular em atletas de alta performance e aumentar a força muscular, além de reduzir a ação inflamatória. O estudo também mostrou que quem toma um copo do suco do vegetal todos os dias vai conseguir ainda mais benefícios da beterraba além do ganho de rendimento. Isso porque ela é ótima para manter o coração saudável, facilitando a circulação do sangue e melhorando a pressão arterial e os batimentos cardíacos.
Detalhe: a melhor maneira de aproveitar os benefícios da beterraba é consumi-la crua. No pré-treino, o atleta pode usá-la como fonte de energia e vasodilatadora; no pós-treino, para melhorar a recuperação. O suco de beterraba auxilia na melhora da absorção de nutrientes para dentro do músculo, ajuda a gerar mais energia, elimina as toxinas do corpo, e mantém mais eficiente a utilização do oxigênio.
Dois estudos britânicos descobriram que ciclistas que bebem cerca de 500 ml de suco do vegetal antes de um treino experimentaram alguns benefícios da beterraba. Eles pedalaram 20% mais do que aqueles que receberam um placebo. A bebida aumenta o nível de ácido nítrico no corpo, o que reduz as exigências de energia dos músculos.
Segundo um estudo publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics (2012), aqueles que consumiram 200g de beterraba antes da corrida (1 hora antes) correram, em média, 3% mais rápido – aumento observado nos dois últimos quilômetros do treino. Segundo os pesquisadores, isto se deve à presença do nitrato.
Bater todos os ingredientes no liquidificador, acrescentar água de coco até completar o volume e a consistência desejada.
Fontes: PubMed, FoodMatters, International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism Sport and Health Sciences, College of Life and Environmental Sciences, University of Exeter, Exeter, UK
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…