Biomassa de banana verde para corredores

Atualizado em 04 de agosto de 2016

A banana verde é um alimento funcional muito nutritivo. A biomassa de banana verde é a polpa da fruta ainda verde, cujo principal componente, o amido, não chega a ser convertido em açúcares (chamado de amido resistente), e que tem comportamento similar ao da fibra alimentar. Ou seja, não é digerido nem absorvido pelo organismo. Também ajuda a potencializar a absorção de cálcio, ferro e magnésio – minerais importantes para atletas e praticantes de atividade física.

A biomassa de banana verde possui ferro, que contribui para a produção e liberação de energia pelo corpo, evita a fadiga e ajuda a aumentar o desempenho na corrida. Atletas que transpiram muito podem perder esse mineral pelo suor e, se não houver reposição do nutriente pela alimentação, pode até ocorrer anemia ferropriva. Já o magnésio é importante para a contração e relaxamento muscular, para evitar a fadiga e melhorar o desempenho.

Já existe no mercado a versão pronta e em pó da biomassa de banana verde, mas explicamos como fazer em casa aqui e não é tão difícil preparar a sua. Por não ter gosto doce nem salgado pode ser usada no preparo de muitas receitas, aumentando os nutrientes sem aumentar as calorias dos pratos.
Receita de Shake de Cacau e biomassa de banana verde
Ingredientes:

· 2 colheres (sopa) de Biomassa de Banana Verde
· 150 ml de bebida vegetal de amêndoas
· 1 banana madura
· 1 colher (chá) de cacau em pó
· Raspas de chocolate para decorar
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.

Rendimento: 1 copo
Tempo de preparo: 5 minutos

(Fontes:  Rakkau,  nutricionista Amanda Miranda e receita da nutricionista Pammela Carvalho)