Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cientistas britânicos da Universidade de East Anglia, no leste da Inglaterra, acreditam que comer uma grande quantidade de brócolis pode diminuir, e até mesmo prevenir, a artrose. Para analisarem a afirmativa, foram utilizados 20 voluntários que comiam uma dose diária de um brócolis “super-carregado” de nutrientes, conhecido como beneforte –criado a partir do cruzamento entre o brócolis padrão e um tipo selvagem da Sicília.
Desta maneira, os pesquisadores verificaram que o corpo humano é capaz de transformar esse composto encontrado no brócolis, o glucoraphanin, em um outro, o chamado sulforafano, que é capaz de proteger as articulações.
Com isso, os voluntários fizeram a dieta por duas semanas antes de se submeterem a cirurgia para ter seus joelhos artríticos reparados. A partir da ingestão, notou-se que houve uma redução do impacto nas células, causando, assim, uma mudança benéfica e significativa para os pacientes que sofriam de artrose.
Para sua corrida
A nutricionista esportiva Suzana Bonumá, em seu livro “A dieta do corredor”, sugere a ingestão do brócolis para os corredores. “Consumir o alimento com frequência pode cobrir qualquer possível deficiência de nutrientes. Também pode ser incluso em uma dieta com restrição de calorias para perda de peso”, explica.
Para consumi-lo, você pode integrá-lo em várias preparações, como tortas, suflês, omeletes e até macarrão; pode ser refogado ao alho e azeite ou grelhado. O que não vale é deixar de fazer o brócolis um aligado da sua corrida.
Compartilhar link