É normal que alguns atletas sejam orientados a não consumir bebidas que contenham cafeína em sua composição, para evitar a desidratação, por ser uma substância diurética que promove perdas de água pela urina e que pode comprometer o desempenho dos corredores (principalmente em dias quentes).
Contudo, um estudo realizado pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte esclareceu como a cafeína afeta a hidratação: “A ingestão moderada de cafeína tem um pequeno efeito diurético em alguns indivíduos, mas não afeta a reposição de água em consumidores habituais da infusão, o que significa que bebidas cafeinadas – como café, chás, refrigerantes e energéticos – podem ser ingeridas durante o dia por pessoas que estão acostumadas com o consumo dessa substância”. Ou seja, se você está acostumado a ingerir café sem exageros, ele não aumentará a urina mais do que uma quantidade semelhante de água.
Porém, muitos ainda devem s perguntar sobre a famosa vontade de encontrar um banheiro logo após de tomar uma xícara de café. Esta necessidade ocorre porque a cafeína é rapidamente absorvida pelo corpo e chega à sua mais alta concentração em torno de uma hora após ser consumida – e esse pico pode ser mantido por algumas horas. Portanto, durante esse período, ela normalmente contribuirá para uma maior produção de urina, que vai diminuindo com o passar do tempo. Ao longo de 24 horas, pessoas que tomam café habitualmente não sofrem desidratação alguma por causa da cafeína.
Mesmo os corredores que estão acostumados com o cafezinho, uma preocupação natural é a de evitar a indesejável vontade de urinar, principalmente no início da prova. Felizmente, desde que haja um aumento das catecolaminas (composto do aminoácido tirosina) e menos fluxo sanguíneo nos rins, a ação diurética da cafeína diminui durante o exercício. Vale lembrar que o efeito desta substância varia de pessoa para pessoa. Por exemplo, se ingerida imediatamente antes de um treino duro ou de uma corrida, algumas vezes ela pode causar desconforto estomacal ou sensação de tremor. O que por outro lado, os “viciados” em café podem sofrer dores de cabeça ou náuseas em “crises de abstinência”. Já para a maioria das pessoas, ela pode ser usada sem risco de desidratação.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…