Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Todos sabem que a base para a rotina, tanto para o corredor, como para qualquer esportista está em sua alimentação. A necessidade de alimentos antes da corrida varia, dependendo do corredor, e depende basicamente de carboidratos, que garantem mais energia ao corpo.
Pensando nisto, separamos alguns alimentos ricos em carboidratos que podem ser bons para a saúde e para acelerar a performance do corredor, baseado no livro “A dieta do Corredor*”, de Suzana Bonumá.
Arroz
O arroz é o alimento preferido dos brasileiros e o que mais apresenta benefícios para o corredor antes das provas. “Pode acompanhar uma proteína magra (filé de frango ou peixe), fazer um dueto com batatas e ainda virar um risoto misturando vários vegetais”, explica Suzana.
Aveia
Alimento de grande valor energético e com diversos nutrientes em sua composição, a aveia é essencial para manter a produção energia durante os seus treinos. “Você pode utilizar aveia de várias formas: no mingau, na vitamina, na sopa, em pães, bolos e tortas, como acompanhamento de frutas. O ideal é consumir entre 2 e 5 colheres ao dia para obter seus benefícios”, afirma a nutricionista.
Banana
A fruta é considerada uma fonte pura de energia, já que possui cerca de 24% de carboidrato, que pode ser unida a cereais, vitaminas e recheios, fornecendo um reforço maior de potássio ao organismo.
Batata
Alimento rico em carboidrato e potássio, a batata tem digestão mais fácil e é indicado para os corredores que não estão habituados a comer muito antes das provas. “Pode ser preparada cozida, assada ou na forma de purê. Evite apenas a versão frita”, alerta Suzana Bonumá.
Bolachas Salgadas
As bolachas salgadas é a opção mais prática para aquele corredor que não quer perder tempo antes do treino. São ricas em carboidratos e dispensam acompanhamentos. Mas, fique atento: passe longe das que possuem recheio ou fibrosas, pois podem possuir muita gordura.
A Dieta do Corredor – Faça da alimentação sua aliada para queimar gordura, ganhar resistência e melhorar o desempenho; Suzana Bonumá; editora Academia; páginas 33 e 34.
Compartilhar link