Todo corredor, experimentado ou iniciante, sabe a importância que a boa hidratação tem para o bom desempenho na corrida de rua. Mas dúvidas em relação a quanta água tomar, a que horas ingerir isotônicos e que tipo de bebida ingerir podem pintar. Recente pesquisa publicada na Medicine & Science in Sports & Exercise afirma que repor o sódio não é tão importante quanto beber a quantidade certa de água (nem mais nem menos) durante o exercício.
Para chegar a essa conclusão, os estudiosos da American College of Sports Medicine receberam amostras de sangue de corredores da Western States Endurance Run, uma famosa corrida da Califórnia, para que medissem o grau de hiponatremia — quando a quantidade de sódio está muito baixa no sangue e pode levar à falha da musculatura e dos nervos — de cada um dos finalistas.
Entre os corredores estudados, 6,6% apresentaram sintomas de hiponatremia após a corrida. No entanto, segundo os pesquisadores, não houve diferença na taxa de ingestão de sódio entre eles e os outros concluintes do percurso. A condição para o aparecimento do problema foi a quantidade de líquido ingerido durante a atividade física — em excesso ou em baixa quantidade.
Para acertar na hidratação, os pesquisadores aconselham que os corredores bebam apenas quando estiverem com sede, e não em horários predeterminados, o que pode fazer com que a quantidade de água ingerida cause a hidratação excessiva, acarretando baixo rendimento por conta da maior eliminação do sódio.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…