Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A época mais fria do ano é também aquela em que quem pratica atividades esportivas precisa estar mais atento a sua alimentação. De acordo com o nutricionista esportivo do INA (Instituto do Atleta), Andre Pellegrini, há indicativos de que grande parte das pessoas sente (de fato!) mais vontade de comer do que em qualquer outra estação.
“O frio, realmente, desperta nosso apetite, principalmente se deixarmos o corpo mais exposto às baixas temperaturas. Para piorar, tendemos a procurar (socialmente e instintivamente) alimentos mais calóricos”, afirma.
Por esta razão, surge a dúvida: é possível manter meu peso mesmo durante o inverno? Pensando nisto, separamos algumas dicas para que você não acumule peso extra e siga com os treinos, mesmo com temperaturas mais baixas. Confira:
Café da manhã
Pela manhã, é indicado que o atleta consuma alimentos quentes. “Recomendo uma porção de ovos mexidos, sem óleo e queijos, juntamente com uma torrada integral”, diz Pellegrini. Já a nutricionista e consultora da Nutri4life, Lenycia Neri recomenda: “É ideal a ingestão de carboidratos, preferencialmente integrais, além de uma porção de fruta e uma porção de lácteos (desnatados)”. O melhor é escolher, sempre, a dieta que mais se adaptar aos seus hábitos.
Almoço
Lembrando que as pessoas que trabalham costumam almoçar fora de casa, é importante ter alimentos saudáveis à mão. O atleta pode, então, levar a comida para o trabalho sem a preocupação com as calorias ingeridas. “Quem leva o almoço de casa, pode consumir alimentos quentes (se tiver onde aquecê-los), ou seja, trocar folhas por legumes cozidos”, diz Pellegrini. Além disso, o almoço deve conter sempre porções pequenas de “carboidratos integrais, como arroz, feijão e grãos em geral, e proteína magra, como frangos e peixes”, complementa Lenycia.
Jantar
Não corte o seu jantar. Para uma refeição mais frugal, pode-se consumir uma porção de sopa de legumes ou outro alimento quente. “É interessante incluir alimentos quentes, como leite, antes de dormir para melhorar o sono. Ou, tomar chá (sem açúcar) para aquecer e hidratar”, afirma Lenycia.
Distribua as calorias
Os meses de inverno são os mais difíceis para manter os treinos diários, mas é muito importante que o atleta continue a seguir essa rotina. Os exercícios praticados nos dias frios resultam em gasto calórico maior. Mas, para manter o peso, durante este período, os nutricionistas concordam que é muito importante consumir nutrientes que fortaleçam as defesas naturais do organismo e que irão, ao mesmo tempo, contribuir para uma alimentação saudável. “Manter o equilíbrio entre ingestão e gasto calórico também depende do metabolismo da pessoa. Há períodos onde ela está mais ativa e sente mais fome, mas o fundamental é que ela se alimente a cada três horas”, diz Lenycia.
Hidratação
No inverno, é extremamente fundamental beber água e manter-se hidratado. A outra maneira para garantir a hidratação, segundo a nutricionista: “Deve-se levar em consideração que as frutas são ricas em água, vitamina e minerais. Além de hidratar, elas sempre ajudarão na integridade da pele. O atleta, também, deve recorrer a líquidos não açucarados”, conclui Lenycia. “Durante o inverno, também, devemos dar mais atenção ao sistema imunológico. E, para evitar gripes e resfriados, ingerir vitaminas, minerais e antioxidantes, como castanhas, frutas frescas e folhas”, finaliza Andre Pellegrini.
Compartilhar link