Creatina e corrida: essa relação é boa?

Atualizado em 05 de agosto de 2016

Você já usou ou tem algum amigo corredor que complementa a dieta com o uso da creatina? Conhecida dos praticantes de academia para o ganho de massa muscular, ela pode ser uma boa estratégia para incrementar os treinos de corrida.

Até pouco tempo a creatina era tida como nula, ou até ineficiente, para quem pratica esse tipo de esporte. Depois, estudos mostraram que ela tem efeito positivo para os corredores, já que a substância faz um reforço nas células corporais, deixando-as mais inchadas, o que diminui e previne as dores por causa da lesão celular.

Agora, estudo feito com jogadores de futebol mostrou que a suplementação pode ser boa para quem corre. Os voluntários da pesquisa tomaram 30 g/dia de creatina, sete dias na semana, o que resultou em uma melhora significativa na potência de corrida dos jovens jogadores. Outro estudo, dessa vez realizado para avaliar o desempenho de atletas de handebol, também apresentou essa redução significativa no tempo de corrida após o uso da suplementação, o que faz com que novos horizontes se abram para os corredores.

leia-mais-cinza
icon texto_menor  EXCESSO DE WHEY PROTEIN PODE FAZER MAL
icon texto_menor  SUPLEMENTOS: ESCOLHA O SEU
icon texto_menor  WHEY E SOJA PARA MELHOR RECUPERAÇÃO

Creatina causa sobrecarga renal?
A dúvida é frequente entre os seus usuários. No entanto, quando usada com moderação e em conjunto com uma dieta balanceada e rica em proteínas, o suplemento não apresenta danos ao organismo.

Estudos feitos pela Lugaresi et al (EUA) mostraram que a suplementação de creatina não afeta a função renal. Após 12 semanas de treinamento usando 5 g/d de creatina e com uma dieta rica em proteína (com ingestão maior ou igual a 1,2g/kg/dia), os autores concluíram que o suplemento não afeta a função renal dos atletas. Segundo eles, mesmo em longo prazo, a creatina não causa sobrecarga renal.

Mesmo com a boa notícia é preciso tomar cuidado com a ingestão desse suplemento. Para corredores, por exemplo, o indicado é tomar, no máximo, 3g/dia, sendo necessária a prescrição médica para o seu uso. Por ser uma substância solúvel, ela pode ser diluída no carboidrato ou em suco antes dos treinos.

(Fonte: Angela Martins, nutricionista da NeoNutri)