Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, o consumo de 28 gramas por dia de grãos integrais, como o arroz integral, traz diversos benefícios para o organismo. Segundo os pesquisadores esse simples hábito alimentar reduz em até 5% o risco de morte e 9% o risco de desenvolver doenças do coração.
Mas de onde vêm tantos benefícios? A resposta está no alto teor de fibras e de vitaminas do complexo B presentes nos grãos do arroz integral. As fibras ajudam a regular o intestino, retardam a absorção dos carboidratos pelo organismo e aumentam a sensação de saciedade. Já as vitaminas do complexo B, que no alimento são principalmente as B1, B2 e B3, melhoram a função do sistema nervoso e dos músculos, estimulam o metabolismo e diminuem o risco de colesterol.
A recomendação de consumo de fibras, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 25 gramas por dia. “Se a pessoa consumir 200 gramas de arroz integral cozido (ou 3 colheres de sopa) por dia, ela vai ingerir 5 gramas de fibras, ou seja, 20% da recomendação diária. Para completar a meta, basta adicionar à dieta uma ou duas frutas e abusar dos legumes e verduras”, afirma a nutricionista Marina Gorga.
Trocar, portanto, o bom e velho arroz branco pelo integral vai não só ajudar você a perder aqueles quilinhos extras, como também favorecer sua saúde intestinal e cardíaca.
(Fonte: Marina Gorga, Nutricionista, pós graduanda em Nutroendocrinologia, e especializada em Nutrição Esportiva pela Faculdade de Nutrição da Universidade de Vermont – USA)
Compartilhar link