Você quer perder peso, mas tem dificuldades de seguir dietas? Não é só você. Cortar os alimentos que mais gostamos de comer nos faz ficar mais tristes, ansiosos e tensos. Dietas normalmente têm prazo de validade: a gente segue por alguns dias, semanas ou meses, mas logo voltam os velhos hábitos. Mas, de acordo com a ciência, algumas mudanças de hábitos simples são mais eficazes e duradouras quando falamos de corpo saudável e em forma.
A não ser que você seja acompanhado por um nutricionista esportivo que tenha feito esse planejamento em cima do seu objetivo pessoal no esporte, não saia de casa em jejum. Comece o dia com um bom café da manhã e o seu corpo irá agradecê-lo por isso. Todas as refeições são importantes, mas começar o dia comendo bem ajuda a acelerar o metabolismo e ter mais energia durante o dia.
Simples, né? Claro, se você precisa mudar hábitos e perder peso, não dá para escolher batata frita. Mas se você escolhe uma dieta com alimentos que você não gosta, como vai conseguir manter esse hábito saudável? O segredo é escolher alimentos que você gosta e não cortar completamente aqueles que são “proibidos”.
Prefira água e chás sem açúcar que você já vai sentir a diferença na hora de se pesar. Um estudo que durou quase 20 anos, com cerca de 750 pessoas acima de 60 anos, mostrou que aqueles que tinham o hábito de beber refrigerante e outras bebidas industrializadas carregadas de açúcar, tinham 70% a mais cintura do que aqueles que não consumiam regularmente essas bebidas.
Comer também é um ato psicológico, que envolve sentimentos e outras questões que vão além do estômago. Quando falamos em perder peso, é importante manter o corpo sempre ativo, comendo em intervalos e porções menores. E, melhor ainda, ajuda a evitar a gula.
Fibras e proteínas te ajudam a manter “a barriga cheia” por mais tempo. Em uma revisão de vários estudos sobre a perda de peso com foco em fibras, proteínas e saciedade, psicólogos da Universidade de Sussex, no Reino Unido, perceberam que comidas ricas em fibras e proteínas ajudam a evitar a gula.
A hora certa para comer é quando o seu corpo pede. Aprenda a ouvi-lo para entender os sinais de fome. Planeje refeições, coma alimentos saudáveis, não passe fome (mas também não coma grandes quantidades) e, de preferência, não crie restrições alimentares. Assim, a perda de peso pode até ser mais lenta, mas será mais saudável e duradoura.
Almoçar em self-services costuma ser a escolha da maioria das pessoas para economizar tempo – e também por ter muitas opções e variedades. Mas isso atrapalha na perda de peso. Quando falamos em hábitos saudáveis, o melhor a fazer é preparar sua comida e levar para almoçar. Porções calculadas, a dose certa de sal, menos conservantes e uma alimentação balanceada, sem ter o perigo de cair em tentação, é a melhor forma para perder peso com saúde (e ainda economizar dinheiro).
Uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, azeite (gorduras boas), cereais integrais, peixes e oleaginosas é a mais indicada. Alimentos in natura são ricos em antioxidantes e muitos nutrientes que ajudam a manter o metabolismo em equilíbrio e a reduzir o risco de várias doenças.
Substituir refeições por shakes, smoothies e outras vitaminas pode até acelerar a perda de peso, mas cuidado, apesar de serem ricas em nutrientes, não devem substituir as principais refeições. O organismo absorve tudo facilmente e logo você estará com fome novamente.
Um estudo recente afirmou que o cérebro cansado, privado de sono, tende a desejar alimentos gordurosos, calóricos e junk foods. Ou seja, nosso centro de recompensa do cérebro ativa “desejos” e “vontades” não muito saudáveis quando privamos o corpo do sono. Então, durma bem para ficar em forma!
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…