Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comer sem cuidado e sem um bom intervalo de tempo, não é atitude de quem preza uma boa dieta alimentar. Antes de cair na água, alimente-se. Mas saiba o que comer. Um vacilo, antes de nadar, pode não só atrapalhar o rendimento, como provocar desconforto gástrico, refluxo, vômito, câimbras e até afogamento. Por isso, é importante saber o que mandar pra dentro, antes de um treino ou prova de natação.
O indicado é fazer uma refeição pré-treino de uma hora a duas horas antes da atividade física. A explicação é simples: após uma refeição, os alimentos passam pela digestão no estômago e, para isso, precisam de fluxo sanguíneo. Ao realizar esforço físico, os músculos também precisarão de fluxo sanguíneo para a captação de oxigênio e energia, fazendo com que o corpo priorize a distribuição para os músculos, deixando assim o estômago de lado (processo conhecido como hipoperfusão sanguínea).
É importante lembrar que qualquer conduta nutricional deve ser personalizada de acordo com as necessidades de cada indivíduo e suas preferências alimentares. O nadador deve também observar sua tolerância, treinar e adaptar–se ao que irá colocar na dieta alimentar. Mas, de uma maneira geral, podem-se seguir estas dicas:
O ideal é manter-se distante de alimentos ricos em gorduras e fibras, pois aumentam o tempo de digestão, dificultando o desempenho; proteínas de baixa digestão como carne vermelha; cafeína em excesso, pois pode causar irritabilidade, desconforto gástrico, diurese e até desidratação.
(Fontes: Liane Schwarz Buchman, nutricionista da clínica Bodyhealth, em São Paulo, unidade Bodytech Eldorado)
Compartilhar link