Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Além de estar com os exames de rotina em dia e praticar atividades físicas regularmente, manter uma dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração. É o que diz uma pesquisa feita por cientistas norte-americanos. O estudo constatou que o consumo de frutas e grãos pode aumentar a sobrevida de pacientes que já sofreram infarto.
O trabalho dos pesquisadores norte-americanos mostrou que os voluntários alimentados por uma dieta rica em fibras, depois de sofrerem o infarto, viveram nove anos a mais do que o outro grupo de participantes que não se alimentou da mesma forma.
Capaz de absorver o açúcar e a gordura do sangue, a fibra pode afastar o perigo de infarto, complicação cardiovascular causada pelo acúmulo de gordura na parede das artérias. Quando o espaço por onde o sangue corre é obstruído, o coração fica sem oxigênio e sofre o ataque.
A fibra pode ser encontrada de modo abundante em verduras, como alface, couve, rúcula, acelga, agrião, aipo, escarola, espinafre e nabo; em legumes, como abóbora, cenoura e beterraba; em cereais, como gérmen de trigo, aveia e granola; nos os integrais, como pão integral, barra de cereais e bolachas com fibras; além dos grãos, como feijão, grão de bico, fava e lentilha.
Compartilhar link