Doce de leite ou pasta de amendoim: qual o melhor pós treino?

Atualizado em 23 de novembro de 2023

O doce de leite e a pasta de amendoim são duas opções nutritivas e que conquistam os paladares com sua riqueza de sabores e praticidade, mas quais as vantagens e as desvantagens de cada um?

Tanto o doce de leite quanto a pasta de amendoim são fontes de carboidratos – responsáveis pela reposição de glicogênio muscular. As duas primeiras horas após a atividade física (conhecidas como “janela metabólica”) são o momento em que nosso corpo está mais “aberto” a receber nutrientes – sejam eles proteínas, carboidratos ou hidratação -, e as duas iguarias têm aspectos interessantes que podem ajudar e muito seu pós-treino. Veja abaixo as características de cada um e escolha o seu “time” nesse duelo de delícias!

Doce de leite

O doce de leite é um carboidrato simples, de absorção rápida. É uma opção excelente para o pós-treino por conter cerca de 10 g de proteína de leite a cada 100 g consumida.

Pasta de amendoim

Com estrutura complexa, a pasta de amendoim apresenta uma ótima quantidade de gorduras, proteínas e vitaminas E e do complexo B. No geral, é mais recomendada no pós-treino por possuir mais calorias – além de levar mais tempo para ser digerida e absorvida. Possui 25 g de proteína a cada 100 g consumidas.

Atenção!

Lembramos que é necessário ter cuidado na hora da ingestão, afinal são dois alimentos proteicos e de alto valor energético e que não devem ser consumidos em excesso.