Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, afirmam que dormir mal desacelera o ritmo do metabolismo e aumenta a fome. Para eles, isto acontece devido ao fato de que pessoas que dormem mal estão mais propensas a adquirir uma quantidade maior e mais calórica de comida.
Para chegarem aos resultados, os cientistas analisaram o comportamento de 14 voluntários, homens, em duas situações: depois de uma noite normal de sono e após uma noite sem poder dormir.
Na manhã seguinte das duas situações, os voluntários receberam um orçamento de 50 dólares para gastar em um supermercado falso, criado pelos pesquisadores. Os homens foram instruídos a escolher entre quarenta produtos: vinte alimentos de alto valor calórico e vinte de baixa caloria.
Antes de irem às compras, todos os homens se alimentaram com um pequeno café da manhã, a fim de minimizar os efeitos de fome imediata. Desta forma, os voluntários privados de sono compraram 18% mais alimentos que os outros.Além disto, a comida que eles compraram era 9% mais calórica.
Para calcularem a impulsividade, foram realizados exames de sangue em busca do nível de grelina, um hormônio que aumenta a fome. Com isso, fora notado de que os níveis estavam maiores nos indivíduos que não dormiram.
Por fim, os pesquisadores suecos sugerem que a mudança no padrão de compra alterou, não só a fome, mas também aumentou a dificuldade de tomar decisões a longo prazo, quando as pessoas dormem menos.
Compartilhar link