Uma crença comum entre atletas é a de que deixar de consumir o café na semana da competição reduziria a habituação do corpo à substância e amplificaria o efeito da cafeína (em forma de suplemento) no dia do evento.
Mas um artigo do professor da USP, Bruno Gualano, publicado no Journal of Applied Physiology, mostra que café e cafeína em forma de suplemento podem ser consumidos juntos sem que isso atrapalhe cause qualquer queda do efeito da cafeína na performance.
A pesquisa, feita com ciclistas na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, dividiu os participantes em três grupos de acordo com a frequência de consumo de alimentos que continham cafeína.
No primeiro, os ciclistas tinham o hábito de tomar cerca de 6 a 8 xícaras de café por dia; no segundo grupo, o consumo era de 2 a 3 xícaras diárias; e no terceiro, os participantes não tomavam café.
No dia do teste, todos eles foram suplementadas com cápsulas de cafeína (6 mg por kg de cafeína) uma hora antes da realização da atividade física. Depois, repetiram o teste após ingerir cápsulas de placebo. Todos os participantes tiveram melhora no desempenho, independentemente do quanto tomavam de café em seu dia a dia.
Mas o pesquisador alerta que são necessários mais estudos do tipo e que envolvam participantes também do sexo feminino, com diferentes idades e diferentes graus de condicionamento físico. No grupo estudado, todos eram jovens do sexo masculino.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…