4 erros de quem quer emagrecer

Atualizado em 30 de agosto de 2018

Fazer dieta é sinônimo de ter força de vontade para manter-se regrado durante todo o dia. De nada adianta você se esforçar para não comer baboseiras e, no fim do dia, comer vários pedaços de pizza ou aquele cheeseburguer enorme.

É claro que uma vez ou outra você está liberado para alguns exageros. Mas tome cuidado para que essas escapadinhas não se tornem armadilhas da sua dieta. Isso pode fazer com que todo o seu esforço vá por água abaixo.

Veja os quatro erros de quem quer emagrecer

1. “Só hoje, só um pedacinho”

É muito comum as pessoas sentirem piedade de si mesmas quando estão passando por uma reeducação alimentar. Isso faz com que elas se permitam comer um pouquinho de tudo, achando que não irá afetar os resultados. Ledo engano.

Para aqueles que desejam atingir algum objetivo, um pouquinho só às vezes pode, sim, atrapalhar a sua meta final. Por isso, tenha disciplina e só coma algo mais calórico se realmente valer a pena, afinal são minutos de prazer na boca para muito tempo de esforço na corrida.

2. “Não sinto fome pela manhã”

É muito comum escutar que a pessoa não tem fome pela manhã. Estudos indicam que mais de 50% da população brasileira tem o hábito de pular o café da manhã ou tomar apenas um café preto antes de sair de casa. Esse é um dos maiores erros cometidos, atrapalhando (e muito!) no decorrer da dieta.

O café da manhã é uma das principais refeições do dia. É ela que irá fornecer nutrientes e energia para você iniciar as atividades diárias. Aproveite que a barriga está vazia e ingira alimentos saudáveis, pois a absorção pela manhã é mais eficaz.

Consuma sempre uma fonte de carboidrato, como batata doce, mandioca, tapioca, pão integral ou aveia; uma porção de fruta, podendo adicionar fibras como chia, linhaça e gergelim; e uma fonte de proteína, como ovo, por exemplo.

Aliás, o ovo é um dos melhores alimentos para ser consumido pela manhã, pois ajuda na saciedade, evita catabolismo muscular e ainda auxilia no desempenho cognitivo.

 

 

3. Eventos sociais

Muitas pessoas tem a vida social ativa, com eventos que não se limitam aos fins de semana. Isso pode atrapalhar sua dieta.

Uma dica é sempre estar alimentado. Faça uma refeição antes de ir ao evento, e, caso ele seja muito longo, leve algo para comer que caiba no bolso, como uma barra de proteína.

4. “Faço direitinho durante o dia, mas no final do dia…”

Pode parecer coincidência, mas tudo que tem a palavra fim no nome gera compulsão alimentar. No fim de semana, no fim do ano e no fim do dia você acaba comendo mais.

Essa palavra remete a um desejo de compensar o que você não fez durante o dia. Além disso, é nesse período que a maior parte das pessoas descansa e fica mais ociosa, querendo comer mais e mais.

Para evitar que isso aconteça, crie estratégias na sua rotina. Coma antes de sair do trabalho, por exemplo. Basta levar um lanche para ingerir minutos antes de ir para casa. Isso fará com que você não chegue em casa com fome.

Outra boa dica

Evite comer e ir dormir logo em seguida, o que atrapalha a qualidade do seu sono, que é fundamental para manter a dieta regrada e o bom desempenho nos exercícios.

(Fonte: Dr. Mariana Ferri D’Avila, nutricionista de São José dos Campos)