Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Uma Pesquisadora da Universidade de Lund, na Suécia, descobriu uma forma de reduzir a sensação de fome, que pode ajudar na prevenção do excesso de peso. Segundo ela, um extrato 100 % natural de espinafre apresentou efeitos promissores durante estudo.
Tudo começou quando a pesquisadora Charlotte Erlanson-Albertsson procurava uma forma de diminuir a velocidade do processo de digestão, com o objetivo de amenizar a sensação de fome. Então ela teve a ideia de perguntar ao seu marido, um especialista em fotossíntese, se havia alguma molécula natural que pudesse provocar a sensação de saciedade.
O especialista encontrou os tilacoides, membranas encontradas nas folhas verdes, capazes de atenuar a velocidade da digestão dos lipídios e manter a difusão dos hormônios causadores da sensação de saciedade. A partir dessa descoberta, a pesquisadora escolheu o espinafre como fonte dessa molécula natural.
Mas quem pensa que basta comer espinafre para reduzir a sensação de fome está enganado. De acordo com Erlanson-Albertsson, autora do experimento, é preciso moê-lo, filtrá-lo e centrifuga-lo para liberar os tilacoides das células da verdura, pois nosso corpo não é capaz de separá-los dos espinafres frescos diretamente.
Para comprovar os efeitos “anti-fome” da verdura, quinze pessoas consumiram o extrato de espinafre em pó diluído em água. Todas elas resistiram melhor a tentação de comer. De acordo com a Universidade, esses voluntários tiveram mais facilidade de se alimentar apenas três vezes por dia do que outro grupo que tomou uma solução sem os tilacoides.
Outra evidência foi o número maior de hormônios que dão a sensação de saciedade no sangue do grupo que tomou o extrato de espinafre.
Segundo Erlanson-Albertsson, o agente exato ainda deve ser identificado, já que os tilacoides do espinafre contêm várias substâncias que podem evitar a sensação de fome.
Compartilhar link