Gengibre: boa pedida para corredores

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Nutrição

Conhecido por ser uma raiz de propriedades antinflamatórias, o gengibre caiu no gosto dos corredores que buscam melhorar o metabolismo (e perder aqueles “quilinhos” extras) e por ser capaz de amenizar as dores musculares após o treino e eliminar os radicais livres formados durante o exercício.

Por conter o princípio ativo chamado gengirol, o alimento também é essencial para ajudar o fortalecimento do sistema imunológico. Sob orientação, também pode contribuir para o emagrecimento e, claro, dar um “up” em seus sistemas digestivo, respiratório e circulatório. Também é indicado para problemas estomacais, uma vez que auxilia no combate de enjoos, indigestão e gases e no combate a proliferação de vírus e bactérias no organismo. 

Emagrecimento

Vale ressaltar que o consumo isolado deste alimento não promove grandes benefícios com relação ao emagrecimento. Sendo assim, o ideal é aliar o consumo a uma dieta balanceada e à prática regular de atividade física. É considerado um “alimento termogênico”, ou seja, possui a capacidade de acelerar o metabolismo e potencializar a queima de gordura. Além disso, o gengibre também para promove a sensação de saciedade, regulando o apetite e a ingestão dietética.

Recomendações

Alguns estudos sugerem a ingestão de 1 a 2g de raiz em pó ou fresca; ou uma colher de café de gengibre em pó; ou pedaço médio de gengibre fresco (cerca de uma colher de chá de gengibre fresco ralado), aliado a uma alimentação equilibrada.

Pode ser consumido antes ou depois da atividade física, porém, deve-se evitar o consumo do gengibre no período da noite, uma vez que ele possui a capacidade de estimular o sistema nervoso, o que pode ocasionar a insônia.

Dicas de consumo: receitas para tirar o melhor proveito da raiz

1. Suco energético com gengibre

Ingredientes:

·         1 ½ col. Sopa de gengibre;

·         2 cenouras;

·         1 beterraba;

·         1 laranja;

·         1 limão;

·         1 litro de água (se possível, pode utilizar água de coco);

·         Açúcar demerara ou mascavo;

Modo de preparo:

Triture o gengibre e corte a cenoura e a beterraba em pequenos pedaços, em seguida acrescente-os à água, o suco de limão e o suco de laranja e bata tudo no liquidificador.

Dica: além da ação termogênica do gengibre, esse suco ainda é rico em carboidratos, vitaminas e minerais, fornecendo energia durante treino. Além disso, contribui para a hidratação do atleta, melhorando assim o desempenho esportivo.

2. Panqueca sem glúten de carne com gengibre

Ingredientes:

– Massa da panqueca:

·         1 xicara (chá) de farina de arroz;

·         1 ovo;

·         1 copo de leite desnatado;

·         1 col. (sopa) de óleo de coco;

·         1 pitada de sal;

– Recheio:

·         500g de carne moída;

·         1 colher (chá) gengibre em pó;

·         3 dentes de alho picados;

·         1 cebola ralada;

·         1 tomate em cubos;

·         1 colher (chá) mostarda;

·         2 col. (sopa) óleo;

·         300ml de água;

·         Sal e orégano à gosto;

Modo de preparo:

Reúna todos os ingredientes da massa e bata no liquidificador. Pré-aqueça uma frigideira de teflon com uma colherinha de óleo de coco. Insira a massa na frigideira e deixe assar até que a borda adquira uma cor dourada.

Em uma panela ao fogo acrescente o óleo, o alho e a cebola e deixe dourar. Em seguida, coloque a carne moída, misturando-a no tempero. Acrescente o tomate e mexa até a água secar. Adicione 300ml de água e em seguida o gengibre, o sal e o orégano. Deixe no fogo até cozinhar.

Recheie as panquecas com a carne moída, cubra-as com molho do tomate e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos.

Dica: essa receita é ótima para ser consumida após o treino, já que combina carboidratos e proteína, ingredientes essenciais para uma melhor recuperação muscular. Além disso, contém o gengibre que ajuda a amenizar possíveis dores musculares.

Fonte: Laís Coelho, nutricionista esportiva da Natue, e-commerce de produtos para o bem-estar)