Gordura boa? Nem tanto

Atualizado em 28 de julho de 2016
Mais em Nutrição

Um novo estudo, publicado no British Medical Journal, recuperou dados de uma pesquisa realizada por pesquisadores australianos entre 1966 e 1973. O assunto? A troca da gordura saturada de origem animal pelos óleos vegetais para proteção do coração.

Altamente recomendada pelos médicos atuais, essa troca não era tão bem vista pelos antigos pesquisadores como aponta o resultado do estudo. O trabalho avaliou mudanças na dieta de 458 homens de 30 a 59 anos que haviam sofrido problemas cardíacos.

Eles foram divididos em dois grupos: alguns seguiram uma dieta e reduziram o consumo da gordura saturada para menos de 10% das calorias, aumentando o uso da poli-insaturada, enquanto os outros seguiram sua dieta normal.O resultado surpreendeu e o grupo que consumiu o óleo vegetal teve um índice de mortalidade superior ao outro grupo que não alterou a rotina alimentar.

O achado, fez com que os autores lançassem uma campanha para que haja uma revisão nas recomendações de dieta. As diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, assim como a Associação Americana do Coração recomendam a troca da gordura saturada pelo ômega 6 para reduzir o colesterol, mas fazem ressalvas quanto à proporção ideal.