Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Leguminosa fonte de proteína vegetal e rico em carboidratos, o grão-de-bico é um dos alimentos preferidos dos vegetarianos. Apesar de ter alto valor calórico, tem 8,4 g de proteína por porção (100 g), além de carboidratos, fibras, antioxidantes, vitaminas B, C e E, cálcio e ácido fólico.
“É muito rico em diversos nutrientes, compostos bioativos e antioxidantes. Possui também grande quantidade de ácidos fenólico e oléico, os ômegas 3 e 6, que combatem o colesterol”, afirma o nutricionista esportivo Marco Jafet.
O grão-de-bico contém um aminoácido muito importante: o triptofano – precursor da serotonina, hormônio do bem-estar. Para Jafet, quem pratica esportes tem nesta proteína vegetal um excelente aporte de nutrientes. “Como é uma fonte boa de carboidratos, de lenta absorção e índice glicêmico mais baixo, é ideal ser utilizado no pré-treino, pois fornece bastante energia antes da atividade física”, diz.
Para ele, a fórmula ideal é misturar o grão-de-bico com um outro carboidrato, como uma torrada integral. “É um lanche bastante energético para quem corre”, afirma. Segundo Jafet, o grão-de-bico, por ser rico em ferro, é uma boa reserva de glicogênio para corridas de longa duração. “O ferro melhora as taxas de hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio para os pulmões, e consequentemente melhora o rendimento e toda a parte de produção de energia do metabolismo”, diz.
Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estudaram o grão-de-bico e descobriram que, embora ele não tenha grandes quantidades de proteína vegetal, a sua qualidade é muito superior à de outras leguminosas, e são totalmente digeridas. Por acumular fitoestrógenos, também tem sido usado em terapias de reposição hormonal e menopausa. Esses hormônios vegetais podem também prevenir a osteoporose e problemas cardiovasculares.
Retire o grão-de-bico do molho e dispense a água. Coloque com água em uma panela de pressão, adicione sal e depois de pegar pressão abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos. Quando terminar, reserve a água do cozimento, para bater no liquidificador. Junte os outros ingredientes e bata até ficar na consistência desejada. Sirva com salsinha e azeite.
Fontes: Dr. Marco Jafet, Medical Daily; Drª. Luiza Savietto, Maria Esther Fonseca, Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças da Embrapa
Compartilhar link