Hidratação em alta

Atualizado em 16 de outubro de 2018
Mais em Nutrição

1 – Por que beber bastante água ao longo do dia?
A água é fundamental para que todas as reações químicas do organismo aconteçam. Por exemplo: queima de gordura, ganho de massa muscular, raciocínio, capacidade de produção de energia, digestão etc. Compõe ainda o sistema circulatório, atuando como meio de transporte para os nutrientes. Por fim, tem a função de manutenção da temperatura corporal.

2 – O risco de desidratação no Verão é maior
Quando a temperatura corporal é inferior à do ambiente, o calor interno aumenta. Isso intensifica os estímulos para a produção de suor e, em última instância, causa desidratação. É por isso que a sensação de sede, sinal tardio de desidratação, é mais intensa. Dessa forma, é fundamental o cuidado com a ingestão de água e minerais ao longo do dia, assim como o consumo de boas porções de frutas e verduras.

3 – Os riscos do corredor mal hidratado
Nosso corpo é um conjunto de reações que, para acontecerem, precisam de água. Sem a quantidade suficiente da bebida, elas são prejudicadas. Um corpo bem hidratado terá melhor performance em qualquer atividade que se propuser a fazer. Quem não se hidrata tem maior risco de sofrer com cãibras, queda de rendimento, ressecamento dos olhos e tecido das mucosas, aumento da frequência cardíaca durante o exercício – pois o sangue fica mais denso, comprometendo o controle da temperatura corporal – e resposta imune menos eficiente, facilitando a ocorrência de lesões, inflamações e infecções.

4 – Como deve ser a hidratação nos treinos?
Uma boa estratégia é ter sempre uma garrafa de água em mãos. Na corrida ou no treino, siga estas dicas para manter-se sempre bem hidratado:
✔ Antes do treino – ingira 400-600 ml de água 2 horas antes, para evitar incômodos de bexiga cheia na hora do exercício.
✔ Durante o treino – beba pelo menos 400 ml de água a cada 30 minutos. Mas é importante avaliar o tempo de exercício e a umidade do ar, pois esses fatores definem a necessidade da utilização de isotônicos durante a atividade.
✔ Após o treino – imediatamente após o treino, consuma de 450 a 650 ml de água (se for água de coco, melhor ainda), avaliando o volume de treino para fazer a reposição.

5 – Melhores líquidos para ingerir
A base da hidratação deve ser a água. Mas você pode complementar a reposição de líquidos com água de coco, cuja composição (sódio/carboidrato/água) estimula a absorção de água pelo organismo (curiosidade: essa é a mesma formula utilizada pelo soro caseiro para crianças carentes desidratadas). Esse mesmo efeito, aliás, é o que os isotônicos tentam reproduzir com uma quantidade maior de micronutrientes. Mas cuidado: o excesso de isotônicos não é interessante, pois isso pode causar um funcionamento excessivo de órgãos como fígado e rim, podendo mais atrapalhar do que ajudar em algumas situações.

(Texto retirado da coluna “Nutrição” da Revista O2, edição 129, janeiro de 2014)