Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sabe aquele vegetal que fica sempre perto da batata-doce na feira, e tem a casca meio peluda e marrom? Esse aí é o inhame. Apesar de sua aparência pouco atraente, o inhame é dos alimentos mais poderosos para fortalecer a imunidade e remover as impurezas do sangue. Além de muita gente ter dúvidas ao preparar receitas com inhame, muitas sequer fazem ideia de sues benefícios. Vamos falar deles.
Na medicina oriental, ele é recomendado por sua abundância em zinco, mineral que ajuda a fortificar os gânglios linfáticos, linha de frente da defesa do nosso sistema imunológico. É fonte de fibras e carboidratos complexos (de baixo índice glicêmico), responsáveis por equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Por ter vitaminas do complexo B e folato, é importante para a saúde e a fertilidade do coração. Também é rico em minerais como cobre, cálcio, potássio, ferro, manganês, fósforo, e especialmente rico em potássio, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a manter a pressão arterial.
O inhame é tão versátil que, depois de ler esta matéria, este alimento fará parte de seu cardápio pra valer. Pode ser usado em massas de pães, bolos, nhoque, pode ser ingrediente de sucos e smoothies, vira sorvete, brigadeiro, leite vegetal, purê etc.
“Tem que cozinhar antes?”, “é igual a batata-doce?”, “como comer o inhame?
É muito simples. Se preferir cozinhar, basta ferver uma panela com água e adicionar o inhame, com casca e tudo. Após cerca de 30 minutos, a casca começa a se soltar, sinal de que o vegetal está no ponto certo para consumo e uso culinário.
Ingredientes
3 bananas congeladas
1 inhame japonês cru descascado
3 colheres de pasta de amendoim integral sem açúcar
1 colher de chá de óleo de coco
Modo de fazer: coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata de 3 a 5 minutos. Coloque no congelador por 2 horas. Está pronto para servir.
Ingredientes
2 inhames ralados crus
1 cenoura ralada crua direto na frigideira
1 colher de chá de óleo de coco
Sal a gosto e temperos (cúrcuma, lemon pepper, curry e canela são boas opções)
Modo de fazer: aqueça a frigideira, adicione o óleo de coco e espere esquentar um pouco. Em seguida, misture os inhames ralados com a cenoura ralada e espalhe-os pela frigideira, no formato e na espessura que preferir. Adicione orégano, sal, lemon pepper ou outro tempero da sua preferência. Quando sentir que a massa está pronta para virar, com uma espátula vire do outro lado para dourar. Para servir, você pode preparar uma salada verde para acompanhar, ou adicionar recheios variados de folhas, queijos ou outro que preferir.
Ingredientes
1 limão
1 pedaço de gengibre
2 inhames crus descascados
4 folhas de couve
300 ml de água de coco
Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador por 3 minutos. Coe se preferir.
O único cuidado que deve-se tomar ao consumir e preparar receitas com inhame cru, é que ele é um dos alimentos ricos em ácido oxálico, que pinica a pele. Se sua polpa tiver muitos “cristaizinhos” finos como agulhas, prefira cozinhá-lo.
O inhame com poderes medicinais é o inhame chinês, pequeno, cabeludo e de superfície marrom. Seu interior pode ser branco ou arroxeado. Há também o inhame-do-norte e o cará, maiores e mais lisos, mas não tão poderosos como o primeiro.
Um artigo de revisão de 2016, publicado no International Journal of Food Science, analisou as qualidades nutricionais de algumas raízes e tubérculos para a saúde, inclusive o inhame. Conclusão: além de fornecer energia, esses alimentos contam com propriedades antioxidantes, hipoglicêmicas, antimicrobianas e imunomoduladoras. Por isso, são funcionais e atuam como ingredientes nutracêuticos que podem atenuar doenças crônicas não transmissíveis.
Compartilhar link