Uma pesquisa da Unicamp comprovou a eficácia da jabuticaba na prevenção do câncer de próstata e da leucemia. A fruta, tipicamente brasileira, possui em sua casca substâncias capazes de diminuir em até 50% a produção de células consideradas cancerígenas.
Principal autor do estudo, o pesquisador Mário Roberto Maróstica Junior sustenta que a fruta combate a produção das células cancerígenas, mas a casca, especialmente, é rica em compostos fenólicos, antioxidante que combate o envelhecimento celular, que se mostrou útil em dois momentos do desenvolvimento da doença.
Para o estudo, Maróstica Junior preparou um extrato em pó com a casca da fruta e o testou em células de humanos com câncer. O resultado mostrou que o composto combate os radicais livres responsáveis pela multiplicação das células e inibe a produção de enzimas que geram células anormais.
Segundo o portal UOL, o pesquisador agora pretende analisar a eficácia da fruta quando a doença já está em curso, devendo apresentar os primeiros resultados em um ano. Ainda de acordo com o veículo, os resultados da pesquisa retornaram que a jabuticaba também previne diabetes tipo 2, reduzindo em 10% as taxas de glicemia e colesterol. Maróstica Junior recomenda o consumo de 10 unidades da fruta por dia.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…